Governo do Estado, por meio do projeto Cultura do Pertencimento, leva integrantes da Escola de Divines e participantes do Hotel Acolhedor ao Museu Carmen Miranda
Na quarta-feira (10), um grupo de cerca de 20 alunas da Escola de Divines, do Centro de Cidadania LGBTI de Duque de Caxias, vestiu os ornamentos históricos da lendária artista e posou para registros durante a visita. Para algumas delas, foi a primeira vez em um museu, tornando o momento ainda mais especial.
“Estou apaixonada por esse lugar maravilhoso! Meu pai tinha o desejo de ter uma menina e fez a promessa de que, se nascesse menina, ela teria o espírito de Carmen Miranda. Aqui estou eu!”, conta Tania Regina, aluna do projeto — atividade realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
“As meninas do projeto estão se sentindo importantes, se sentindo elas. Estão soltas, livres, à vontade aqui no museu!”, exalta Luís Felipe, coordenador da Escola de Divines — em ação articulada com a direção do Museu Carmen Miranda, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Na quinta-feira (11), os hóspedes assistidos pelo Hotel Acolhedor, também visitaram a exposição. Com muito bom humor, observaram as marcantes vestimentas de Carmen Miranda e interagiram com um turbante, animando o ambiente e tornando a visita ainda mais descontraída.
Cultura do Pertencimento
O projeto, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi criado em julho de 2023 e atua para integrar, melhorar a autoestima e o sentimento de pertencimento da população assistida pelo Governo do Rio. Idosos, pessoas com deficiência, crianças e população em situação de rua já foram contemplados em mais de 60 atividades culturais e de lazer em lugares de grande importância, como o Parque Bondinho Pão de Açúcar, Museu do Samba, AquaRio, Cristo Redentor, Theatro Municipal, BioParque, entre outros.

