Rio Parada Funk arrasta fãs de diferentes gerações na Apoteose
Tradicional evento chega à 15ª edição unindo clássicos e novos sucessos do gênero
A Praça da Apoteose, tradicional palco do samba, recebeu neste domingo (7) uma batida diferente. Em sua 15ª edição, o Rio Parada Funk embala fãs de diferentes gerações em um verdadeiro baile a céu aberto, reunindo clássicos e novos sucessos, do funk melody ao tamborzão, ao longo de todo o dia.

À espera das apresentações de nomes conhecidos como MC Cacau, Pocah, Valesca Popozuda, Bonde do Vinho e Os Hawaianos, o público começou a chegar assim que os portões foram abertos, ao meio-dia.
À reportagem do DIA, o idealizador do Voz das Comunidades e um dos organizadores do evento, Renê Silva, celebrou os 15 anos da iniciativa que dá espaço às vozes do funk. “São 15 anos deste festival gigante de música e funk, um encontro entre o funk das antigas e o atual. É um movimento importante porque falamos de resistência, da favela, de espaços muitas vezes criminalizados. Estamos aqui para mostrar a potência do funk”, afirmou.
Renê destacou a relevância que o evento conquistou ao longo dos anos. “Se tornou gigantesco. Estou desde a primeira edição, junto com Matheus Aragão. Nossa proposta é valorizar tanto o funk antigo quanto o atual, que, no fim, é tudo a mesma coisa”, disse.
Morador da Zona Oeste, o MC Kael, de 26 anos, afirma que participar do evento é a realização de um sonho. “Sou da nova geração do funk e estou aqui para trocar com pessoas mais experientes. Ver essas referências participando ao meu lado é uma honra. É um evento de resistência e de encontro, que faz o funk carioca acontecer de verdade”, contou.
A MC Karol Félix, cria da Cidade Alta, na Zona Norte, reforçou que o Rio Parada Funk se tornou um grande encontro de gerações. “Acompanho desde 2016. É gratificante ver a evolução da galera nova e da antiga. É uma conexão, uma ponte em movimento”, analisou.
A programação começou às 12h e reuniu mais de 400 artistas entre DJs, MCs e músicos que transformam a Marquês de Sapucaí na verdadeira passarela do funk. Entre as atrações estavam MC Cacau, MC Menor do Chapa, Duda do Borel, Valesca Popozuda, DJ GrandMaster, DJ FP do Trem Bala, Pocah e DJ Zullu, além dos clássicos duelos da Superliga do Passinho e da tradicional Batalha de Barbeiros. A classificação era 18 anos, mas menores puderam participar acompanhados de um responsável.

