8 de dezembro de 2025
MaricáMunicípiosNotíciasRegião dos Lagos

Maricá celebra 11ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ com homenagem aos idosos e defesa dos direitos humanos

Evento reúne moradores, visitantes e militantes em dia de celebração, diversidade e valorização das histórias da comunidade LGBTQIAPN+

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e em parceria com diversas pastas municipais, realizou neste domingo (7/12) a 11ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Maricá. A edição, marcada pelo tema “Envelhecer com Orgulho: Respeitem Nossas Histórias”, prestou homenagem especial aos idosos LGBTQIAPN+ durante o mês dedicado à luta contra a AIDS.

Coordenador institucional LGBTQIAPN+ da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Carlos Alves destacou a relevância da data para a cidade e para a comunidade.

“Nesta homenagem, celebramos a trajetória de resistência e as lutas dos idosos, comemorando a diversidade e os direitos humanos com alegria nesta festa anual na Barra de Maricá”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a realização da parada cumpre uma meta importante da Assistência Social em parceria com outras secretarias e movimentos sociais.

Entre os participantes, o homenageado, Aníbal de Gouvêa Júnior, de 76 anos, professor aposentado da UERJ e da Unirio, celebrou a grandiosidade do evento e reforçou o simbolismo da iniciativa.

“Estou encantado. Um evento dessa magnitude, em um lugar tão paradisíaco como a Barra de Maricá. É um megaevento, um território livre, e eu fico muito feliz de ver que a sociedade brasileira avança para uma harmonização e respeito entre todas as formas de viver”, destacou. Morador de Maricá, Aníbal disse ainda estar alegre por acompanhar esses avanços na cidade que escolheu para viver seu envelhecer.

Representando a juventude LGBTQIAPN+ da cidade, Ana Clara Raboso, moradora de Maricá há mais de 10 anos, reforçou a importância da parada como espaço de representatividade e luta.

“A parada LGBT é um momento muito importante. Precisamos lembrar a comunidade do quanto é essencial lutar pelos direitos humanos e proteger as pessoas LGBT. A parada existe para isso: para mostrar que estamos aqui e que nossos direitos precisam ser respeitados”, afirmou.

Com apresentações, atividades culturais e uma grande celebração à diversidade, a 11ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ agitou Maricá, chamando atenção da população para políticas públicas inclusivas e para a promoção dos direitos humanos, e fortalecendo a visibilidade e o respeito à comunidade LGBTQIAPN+ em todas as idades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *