4 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseNotíciasNotícias 24hsNova Iguaçu

Prefeitura de Nova Iguaçu distribui uma tonelada de pescado para instituições socioassistenciais

 

A Prefeitura de Nova Iguaçu entregou, nesta semana, uma tonelada de pescado para 22 instituições socioassistenciais, reforçando a alimentação de quem mais precisa. A distribuição ocorreu no Banco de Alimentos Laranjais, administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Espécies como a tainha e a corvina. Ricos em proteínas, vitaminas e ômegas essenciais, o peixe é um alimento fundamental para uma alimentação equilibrada e para a promoção da saúde.

Além de peixes, o Banco de Alimentos distribui regularmente ovos, verduras e legumes por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma política pública de segurança alimentar e nutricional do Governo Federal que promove o acesso regular à alimentação adequada e incentiva a agricultura familiar, fortalecendo a produção local e o abastecimento das 50 instituições socioassistenciais cadastradas.

“Nova Iguaçu é um município de grande extensão territorial e com quase um milhão de habitantes. Essas instituições são cruciais neste trabalho, pois auxiliam o poder público na tarefa de levar alimentos de qualidade à população que mais sofre com a insegurança alimentar”, revela Marcos Paulo Pereira da Silva, gestor do Banco de Alimentos.

Uma das instituições cadastradas é a Associação Despertar, que presta assistência a cerca de 60 famílias no bairro Jardim Pitoresco. O diretor da associação, Cosme Gomes de Farias também ressalta a importância da parceria entre o Banco de Alimentos e as instituições.

“Nós, que estamos dentro dos bairros, funcionamos com um braço do poder público, alcançando um número ainda maior de pessoas que necessitam desta rede de apoio. A união de esforços é fundamental para saciar a fome”, afirma Cosme, que sugere uma receita aos beneficiários. “Esta corvina recheada com farofa e assada no forno fica uma delícia”.

Banco de Alimentos Laranjais

Os Bancos de Alimentos são iniciativas de abastecimento e segurança alimentar e nutricional que visam combater a fome e a insegurança alimentar por meio da arrecadação de doações de gêneros alimentícios. Em Nova Iguaçu, o Banco de Alimentos, implementado em 2011 e fechado em 2015, foi reativado em 2018 e passou a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, sendo o primeiro equipamento do Estado do Rio de Janeiro a fazer a adesão.

Em dezembro de 2022, Nova Iguaçu aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), programa de segurança alimentar e nutricional que promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *