Prefeitura de Saquarema forma 500 alunos no PROERD e reforça prevenção às drogas nas escolas
A educação como ferramenta de transformação social foi o destaque desta terça-feira, 2 de dezembro, na Capital do Surfe. A Prefeitura de Saquarema realizou a formatura de 500 alunos da rede municipal no Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). O evento, que lotou o Centro de Eventos, celebrou o encerramento de um ciclo de ações preventivas contra as drogas e o bullying.
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, instrutores da Polícia Militar e familiares, que vibraram com a entrega dos certificados. O programa é realizado semestralmente e disponibiliza aos participantes uma apostila de estudos fornecida pela Polícia Militar em parceria com a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia busca transformar cada estudante em um agente multiplicador de boas escolhas, capaz de resistir a pressões sociais nocivas e a prevenir o bullying e o uso de substâncias tóxicas.
Geração mais consciente
“O PROERD é um investimento direto na formação do caráter e na cidadania das nossas crianças. Ver esses 500 alunos se formando hoje nos dá a certeza de que estamos preparando uma geração mais consciente e segura para conduzir o futuro de Saquarema. A educação é a base de tudo e essa parceria com a Polícia Militar e as famílias é fundamental para construirmos uma cidade cada vez melhor”, afirmou a Prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal.
Como tarefa final, os formandos produziram redações sobre os temas abordados em sala de aula. Nesta edição, os textos vencedores foram dos alunos Isabela Menezes e Bernardo Marins. As turmas foram conduzidas pelos policiais instrutores Patrícia Braga e David Casais Modesto, respectivamente.
Para a secretária de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Patrícia Oliveira, o PROERD atua para além do combate às drogas: “A educação integral é a nossa prioridade na rede municipal. O PROERD não traz apenas o combate às drogas, ele trabalha competências socioemocionais fundamentais, como a tomada de decisão e a autoconfiança. Ao integrar esse aprendizado ao currículo escolar, garantimos que eles saiam da sala de aula conscientes e preparados para o exercício da cidadania”.
As unidades educacionais participantes deste semestre foram as Escolas Municipais José Bandeira, Professora Osíris Palmier da Veiga, Lucio Nunes, Professora Maria de Lourdes Melo Paes Barreto, Luciana Santana Coutinho, Theofilo D’ávila, Prefeito Walquides de Souza Lima e Valtemir José da Costa.

