Governo do Estado desmonta um dos maiores desmanches de automóveis do Comando Vermelho e recupera 50 motocicletas roubadas
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Polícia Civil, desarticulou nesta terça-feira (02/11) um dos maiores centros de desmanche e revenda clandestina de motocicletas roubadas da Baixada Fluminense. A ação, parte da “Operação Torniquete”, foi conduzida pela 59ª DP (Duque de Caxias) e resultou na recuperação de 50 motos roubadas, encontradas inteiras ou parcialmente desmontadas. A operação contou com o apoio da Polícia Militar.
— Esta é mais uma prova de que o nosso governo atua sem descanso para enfraquecer financeiramente as facções criminosas e devolver segurança ao cidadão. Cada moto recuperada, cada ponto de receptação fechado, representa uma vitória do Estado sobre o crime e uma garantia de que estamos protegendo a vida das pessoas — afirmou o governador Cláudio Castro.
As buscas tiveram início após informações do Setor de Inteligência indicarem um grande esquema de receptação operado pelo Comando Vermelho na comunidade Corte Oito, em Duque de Caxias. No local, os agentes encontraram diversos estabelecimentos usados para armazenar, desmontar e embalar motocicletas roubadas, além de uma grande quantidade de peças já preparadas para comercialização. Máquinas de cartão e uma prensa usada para compactar drogas também foram apreendidas.
O desmanche funcionava como uma das principais fontes de lucro da facção na região, abastecendo uma cadeia de receptação que fomentava furtos e roubos de motocicletas em toda a Baixada Fluminense. A ação tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade.
Mais de 700 presos
Deflagrada em setembro de 2024, a Operação Torniquete já contabiliza mais de 700 presos, carga e veículos recuperados avaliados em quase R$ 43 milhões, além de R$ 70 milhões em bens e valores bloqueados de organizações criminosas.
As investigações continuam para identificar e capturar os responsáveis diretos pelo esquema de desmanche.

