Flamengo pode comemorar título do Brasileirão pela quinta vez no Maracanã
Rubro-Negro conquistou o campeonato longe do estádio nas últimas duas vezes
O Flamengo está a uma vitória sobre o Ceará – ou talvez nem precise disso – para conquistar pela nona vez o Brasileirão. E quis o destino que o jogo na quarta-feira (3), às 21h30 (de Brasília), seja o reencontro com a torcida após a conquista da Libertadores, justamente no Maracanã, que pode voltar a ser palco de uma festa.
Afinal, a CBF levará o troféu do Brasileirão para uma possível volta olímpica em caso de conquista. E os torcedores não celebram um título do Brasileirão no estádio desde 2009, com o gol histórico de Ronaldo Angelim.
Desde aquele 2 a 1 sobre o Grêmio, o Rubro-Negro foi campeão outras duas vezes do campeonato, mas sem a presença em peso da torcida. Isso porque, em 2019, nem precisou estar em campo para comemorar o hepta.
Na verdade, o elenco estava num ônibus, voltando da festa da conquista da Libertadores, quando o Palmeiras perdeu para o Grêmio, na 34ª rodada. Já em 2020, o Flamengo levou o octacampeonato brasileiro de maneira dramática, no Morumbi. Por ter perdido para o São Paulo por 2 a 1, só pôde comemorar porque o Internacional tropeçou em casa com o Corinthians (0 a 0).
Os títulos brasileiros no Maracanã
Além de 2009, o Rubro-Negro celebrou com sua torcida e em seu estádio outras três vezes. Em 1992, foram dois jogos no Rio contra o Botafogo e, após vencer por 3 a 0 na ida, o título veio com um 2 a 2.
Já em 1983, a conquista do tri aconteceu graças a um 3 a 0 no Santos, após derrota na ida por 2 a 1. E o primeiro Brasileirão, em 1980, teve o Maracanã como palco da grande festa, com um 3 a 2 sobre o Atlético-MG, após perder em Minas por 1 a 0.
Por sua vez, o Flamengo também comemorou outras duas conquistas do campeonato fora do Rio, além de 2019 e 2020. Em 1987, foi no Beira-Rio, com um 0 a 0 com o Internacional, na última rodada do quadrangular final. E em 1982 também foi em Porto Alegre, mas no antigo estádio Olímpico, graças a um empate em 0 a 0 com o Grêmio, na final.
O que o Flamengo precisa para ser campeão
Com cinco pontos de vantagem para o Palmeiras, a conta é simples para a festa no Maracanã. Se o Rubro-Negro vencer o Ceará, será campeão sem depender de ninguém. Mas se tropeçar, seja com empate ou derrota, precisa que a equipe paulista não vença o Atlético-MG em Belo Horizonte.

