São Pedro da Aldeia: Ação do Novembro Azul reforça cuidados com a saúde masculina no Morro do Milagre
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia realizou uma ação de conscientização sobre o “Novembro Azul” direcionada aos usuários da Casa Maanaim, instituição no Morro do Milagre que acolhe homens que viviam em situação de rua. A atividade, que aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Antônio Paulino de Souza, localizado no mesmo bairro, promoveu atividades educativas e um momento de diálogo voltado ao cuidado e à promoção da saúde desse público.
Durante a ação, foram entregues os donativos entregues pela Creche Aconchego, além de calçados e peças de vestuário provenientes do Bazar Solidário, idealizado pelas servidoras Paula Merete (auxiliar de serviços gerais), Cassandra Regina (agente administrativa), Anuzia dos Santos (recepcionista) e pela coordenadora do CRAS, Patrícia Monteiro. O bazar tem se destacado como uma iniciativa constante de apoio aos usuários atendidos pelo equipamento.
A programação contou, ainda, com uma palestra ministrada pela enfermeira do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Tatiana dos Reis Pessôa Carvalho Talon, que abordou a prevenção ao câncer de próstata e destacou a importância do diagnóstico precoce. A equipe técnica do CRAS reforçou as orientações de saúde, distribuiu preservativos e conduziu um bate-papo dinâmico, garantindo um espaço de informação acessível e de fortalecimento de direitos.
A coordenadora do CRAS, Patrícia Monteiro, ressaltou a importância da atividade para o público atendido. “A conscientização do Novembro Azul para pessoas em situação de rua é crucial para garantir o acesso à saúde para uma população vulnerável, que muitas vezes é invisível para os sistemas de saúde tradicionais. A campanha promove o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata, aumenta a visibilidade sobre a saúde integral do homem e incentiva o autocuidado”, explicou.

