1 de dezembro de 2025
DESTAQUEMaricáMunicípiosNotíciasRegião dos Lagos

Último dia do Festival Somos Latinos marca sucesso da primeira edição em Maricá

Shows do Braza e The Skatalites deram fim aos quatro dias do evento internacional com música gratuita na cidade

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia Maricá, Arte, Roteiros e Experiências (Maré), encerrou o Festival Somos Latinos neste domingo (30/11) com a dobradinha dos brasileiros da banda Braza e dos jamaicanos do The Skatalites. O evento gratuito, que aconteceu na Arena da Barra, durou quatro dias e reuniu mais de 200 artistas de 20 países que se revezaram nos palcos principal e anexo.

Neste domingo, as atrações tiveram início às 13h, com a abertura do espaço gastronômico e de convivência, que ofereceu pratos típicos de diferentes países. No palco, a programação reuniu artistas locais — como Bruna Mandz e Mauro Jr. — e convidados, entre eles Seu Pereira e Coletivo 401 e o grupo boliviano Corporales Mi Viejo, que se apresentou às 18h. Às 19h, o Braza assumiu o palco principal, seguido pelo encerramento às 21h com os jamaicanos do The Skatalites.

O secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno de Maricá, José Alexandre Almeida, fez um balanço dos quatro dias de evento. “O festival reforça o orgulho de nossa identidade latino-americana e o investimento em nosso país. Acreditamos que eventos como este devem deixar um legado duradouro. Além de oferecer música e entretenimento, o Somos Latinos também proporcionou o contato com outras nações, suas culturas e etnias”, avaliou.

Oportunidade de promoção local
José Alexandre acredita, ainda, que o Festival Somos Latinos pode ajudar na promoção e captação de turistas e visitantes nos 20 países que participaram do evento.

“Um evento como esse é importante porque possibilita uma conexão intercultural e, ao mesmo tempo, leva Maricá para outros destinos, fazendo com que as pessoas possam querer conhecer nossa cidade através da promoção nos países da América Latina”, aponta o secretário.

Satisfação da população
Morador da Barra há 18 anos, o professor André Luiz Mendonça disse que a Arena de Eventos parecia “um pedaço da América Latina” em Maricá. “O que mais me chamou atenção é que não é só show grande. Teve dança, oficinas, comida de vários países… Você anda pela arena e escuta sotaques diferentes. Para quem mora aqui, é um orgulho ver esse movimento acontecer literalmente no nosso quintal”, afirmou.

Empreendedora do ramo gastronômico, Isabella Barreto estava com as ‘Delícias da Bebel’, dessa vez com versões de doces confeccionados por ela que são conhecidos no Brasil, mas que possuem origem em países da América Latina.

“A proposta do evento para os participantes era apresentar pratos diferenciados da culinária latino-americana. Meu objetivo era mostrar ao público que existem produtos e iguarias nesses países, que muitas vezes são desconhecidos no Brasil. Por exemplo, a rabanada, que se tornou muito popular no Brasil durante o Natal, o fiambre da Guatemala e os churros do México”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *