1 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseDESTAQUEJaperiMunicípiosNotícias

Projeto Estação Saúde chega aos trilhos com união entre Prefeitura, SuperVia e Agetransp

Ação do Novembro Azul leva serviços de saúde para quem utiliza o transporte público em Engenheiro Pedreira

O vaivém dos trens da SuperVia ganhou, nesta sexta-feira, (28), um novo significado para quem passou pela Estação Engenheiro Pedreira. O local recebeu a primeira edição do Projeto Estação Saúde, parceria entre a Prefeitura de Japeri, a SuperVia e a Agetransp, que levou atendimento médico, vacinação, serviços de enfermagem e ações de prevenção diretamente aos passageiros. Ao todo, foram realizados cerca de 800 atendimentos.

A estreia aconteceu dentro da campanha Novembro Azul, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), reforçando a importância do cuidado preventivo com a saúde do homem. Entre os passageiros que participaram da ação estava o pequeno Antonny, de 4 anos, que fez questão de reencontrar a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, responsável por seu pré-natal e acompanhamento na UBS Guandu. “Ele foi acolhido desde a barriga e já está aprendendo a importância da prevenção. As novas gerações já estão sendo inseridas”, destacou a gestora.

Idealizadora do projeto e moradora de Japeri, Helen contou que a iniciativa nasceu da observação da rotina da população. “As pessoas saem muito cedo de casa e voltam depois das quatro da tarde, quando já não conseguem chegar às Unidades Básicas de Saúde. Nosso papel é promover saúde preventiva, e a prevenção precisa ir onde o povo está. O trem chega cheio e esse é o ponto de maior fluxo, por isso viemos pra cá hoje. E vamos repetir e levar também para Japeri porque o saldo foi muito positivo”, afirmou.

Quem também aprovou a ação foi o morador Maurício Linhares, que aproveitou a folga para resolver pendências e ainda cuidar da saúde. “Verifiquei a pressão e agora estou tranquilo para ver o Flamengo campeão amanhã”, brincou ao reencontrar um amigo na saída da estação.

A lista de serviços oferecidos incluiu consultas médicas e de enfermagem, verificação de pressão arterial e glicemia, vacinação e distribuição de preservativos. Passageiros como Rodrigo Brito, também morador da região, desceram curiosos para conferir a atividade e saíram satisfeitos. “Agora sim, cuidados para os homens. Gostei!”, disse ao posar para foto.

Parceria que aproxima serviços do cidadão

A realização do Projeto Estação Saúde só foi possível graças ao trabalho integrado entre a Secretaria Municipal de Saúde de Japeri, a Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) e a SuperVia. Peça essencial na articulação, a ouvidora Cristiane de Souza Santos ressaltou o compromisso da agência com o atendimento à população.

“Reafirmamos que a Ouvidoria da Agetransp tem o compromisso de estar sempre junto ao  cidadão. Hoje, nossa ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Japeri levou serviços essenciais diretamente aos usuários que saem cedo para trabalhar e muitas vezes não conseguem acessar cuidados básicos. Foram inúmeras pessoas atendidas, acolhidas e ouvidas, que agora sabem que estamos aqui, num trabalho conjunto pelo bem-estar delas”, afirmou.

O superintendente de Tecnologias de Japeri, Renilton Brandão, usuário frequente do transporte ferroviário, também participou da ação. Ele tomou a vacina da gripe antes de embarcar no trem e incentivou outros passageiros a fazerem o mesmo. “Parcerias como essa mostram a força do trabalho integrado e o impacto real que podemos gerar quando unimos esforços pela população. Que esta seja apenas a primeira de muitas iniciativas, aproximando direitos, garantindo cuidado e promovendo dignidade”, ressaltou.

A subsecretária Helen Santos celebrou o sucesso da edição inaugural. “Estou muito feliz com essa primeira ação do Projeto Estação Saúde, que marca mais um passo na aproximação dos serviços públicos da rotina dos trabalhadores. Saúde e mobilidade podem, sim, caminhar lado a lado, inclusive pelos trilhos”, finalizou.

A vereadora Dani Barros também esteve presente, verificou e utilizou os serviços ao aproveitar para verificar a pressão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *