29 de novembro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Saiba como foi o primeiro dia dos mini desfiles do Grupo Especial na Cidade do Samba

Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira abriram a maratona de mini desfiles das escolas do Grupo Especial na Cidade do Samba, Gamboa, localizada na Zona Portuária, nesta sexta-feira (28). O evento é uma celebração antecipada do Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro, e também a preparação para o Carnaval 2026.

O primeiro dia contou com show principal de Mumuzinho, que soltou a voz com hits da carreira, como as canções “Estonteante” e “Não Quero Despedida”. Além de cantar, emocionando e agitando a plateia, o jurado do “The Voice”, do SBT, mostrou que tem talento de sobra na dança.
“Dia de festa”, vibrou o artista, através dos stories do Instagram. O evento, ainda, teve os Puxadores do Samba, que participarão durante todos os dias dos mini desfiles.

Acadêmicos de Niterói

A agremiação de Niterói foi a primeira a desfilar, abrilhantando a avenida com seu casal de mestre-sala e porta-bandeiras, musas, ritmistas da Cadência de Niterói, comandada pelo Mestre Branco Ribeiro, e mais integrantes da escola. Rainha de bateria, Vanessa Rangeli mostrou samba no pé e canções na ponta da língua.

Com direito a tripé com sambista vestido com uniforme e capacete e mais fantasias simulando uniforme de trabalhadores, a Acadêmicos de Niterói deu uma ‘palinha’ do que mostrará no desfile de 2026, quando levará o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o Operário do Brasil”.
Os desfiles do próximo Carnaval seguirá a mesma ordem dos minis, com a escola sendo a primeira a desfilar no domingo, dia 15 de fevereiro.

Imperatriz Leopoldinense

A Rainha de Ramos atravessou a Marques de Sapucaí com muita energia embalada pela sua bateria, Swing da Leopoldina, comandada pelo Mestre Luiz Alberto Lolo. Rainha de bateria da agremiação, Iza esbanjou carisma e beleza, vestindo fantasia com segunda pele que imitava tatuagens por todo o corpo, além da cabeça enfeitada com cocar. “Pronta pra comemorar o Dia Nacional do Samba”, avisou a dona do sucesso “Meu Talismã”.
No mini desfile, a escola transmitiu toda a autenticidade de Ney Matogrosso, que será o grande homenageado no Carnaval 2026 com o enredo “Camaleônico”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira.

Portela

A Azul e Branco de Madureira foi a terceira a cruzar a avenida, enquanto eram aclamadas pela sua comunidade. Rainha de bateria, Bianca Monteiro brilhou muito na Sapucaí. Sob o comando do Mestre Vitor Cezar, mais conhecido como Vitinho, a Tabajara do Samba levou todo entusiasmo e vigor, dando um ‘aperitivo’ do que será mostrado no Carnaval 2026.
A Portela vai apresentar o enredo “O Mistério do Príncipe do Bará – A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”.

Mangueira

Encerrando o primeiro dia dos mini desfiles com chave de ouro, a Verde e Rosa honrou a comemoração do Dia Nacional do Samba, mostrando toda a sua tradição. À frente dos ritmistas da bateria comandada pelos Mestres Rodrigo Pereira e Taranta Neto, a rainha de bateria Evelyn Basttos surgiu deslumbrante. Para a ocasião, vestiu um look que valorizou as curvas, nas cores da escola.
No desfile do ano que vem, a Mangueira vai levar o enredo “Mestre Sacaca do encanto Tucuju – o Guardião da Amazônia Negra”, homenageando o amapaense Raimundo dos Santos Souza. Ele é reconhecido por seu saber ancestral e papel fundamental na cultura popular da Amazônia.

Cidade do Samba

E a festança não para por aí! Neste sábado (29), é a vez da Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis – atual campeã do Rio -, Unidos do Viradouro e Unidos da Tijuca desfilarem. Ícone da música, Martinho da Vila será a atração principal, para a felicidade dos amantes do samba.
Já no domingo (30), o Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Salgueiro irão se apresentar na avenida. O show principal fica por conta do dono dos sucessos “Caviar”, “Deixa A Vida Me Levar” e “Brincadeira Tem Hora, Zeca Pagodinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *