Maricá abre o Festival Somos Latinos com solenidade no museu Casa Darcy Ribeiro
Programação segue até domingo na Arena da Barra com shows e oficinas de artistas de 200 países; Criolo, Mart’nália e Braza são os grandes nomes brasileiros
A Prefeitura de Maricá, por meio da companhia Maricá, Arte, Roteiros e Experiências (MARÉ), fez a abertura oficial do Festival Somos Latinos, na tarde desta quinta-feira (27/11) no museu Casa Darcy Ribeiro. O festival vai levar para a Arena da Barra centenas de artistas de 20 países latino-americanos de sexta-feira a domingo. Destaque para os brasileiros Criolo, Mart’nália e Braza.
“O maricaense vai poder conhecer muitos outros países nestes dias através das linguagens artísticas, do contato com outros povos, mas estando no seu próprio lugar. É esse o caminho que enxergamos para não só trazer pessoas para cá, mas também de levar Maricá para o mundo. A atividade cultural não é somente para o turista, mas também para o cidadão que deve ser participante, se fazer presente, não só na feitura, mas também usufruir disso tudo”, disse Antônio Grassi, presidente da MARÉ.
O lançamento não poderia ser num lugar melhor. Darcy Ribeiro é um dos maiores intelectuais nacionais a pensar a identidade brasileira e também da América Latina, que generosamente abriu as portas para recebê-lo durante o exílio forçado pela ditadura militar. Morou no Uruguai, Chile, Peru e México, dando aulas, escrevendo e ajudando a criar universidades.
“Darcy é emblemático na construção do que é ser latino-americano, do que é ser brasileiro, e das novas civilizações que aqui surgiram”, resumiu Sady Bianchin, secretário de Cultura e das Utopias.
Para o secretário de Comunicação de Maricá, Keffin Gracher, o Festival Somos Latinos é uma boa oportunidade de aproximação entre os países:
“É a chance de oxigenar as nossas relações latinas que são tão negligenciadas pelo eurocentrismo. É muito importante que a gente tenha consciência de onde viemos e como fomos formados. E iniciar tudo isso nesta casa é muito simbólico. Nós vamos nos encontrar na nossa diversidade cultural nesse festival”, declarou.
O haitiano Garry Ulissy, representante do Grupo de Solidariedade e Amizade de Migrantes e Refugiados de Maricá (GSAM), enalteceu a importância do festival e disse que representantes de mais de 20 nacionalidades estão hoje morando em Maricá por diversos motivos.
“Ações como esta fazem o mundo nos olhar diferente. Nos insere na dinâmica e permite que a sociedade aproveite a contribuição cultural que trazemos, assim como a gente aproveita o que aprendemos aqui. O festival integra e se contrapõe ao que acontece em outras partes do mundo, que separa”, disse Garry.
Arena da Barra
Até domingo, a Arena da Barra de Maricá será a capital latina do mundo. Por lá vão passar 200 artistas de 20 países apresentando música, dança, performance, gastronomia e outras linguagens artísticas. O público é convidado a participar também em oficinas e de um concurso literário de crônicas e contos. Inscrições em oficinas pelo site https://www.sympla.com.br/evento/festival-somos-latinos-oficinas/3224780 . Informações sobre o concurso literário estão no site www.somoslatinos.com.br . Para aproveitar os shows não é preciso retirar convites, basta ir até a Arena da Barra.
Confira a programação musical:
28/11
Espaço Gastronômico, 16h – 0h
Thiago Dantas (Prata da Casa), 17h – 18h
Samba Que Elas Querem , 18h – 19h
Miss Bolivia (Argentina) – Part. Especial Alessandra Leão , 19h – 20h
Songoro Cosongo – Uma viagem musical pela diáspora africana e seus ritmos., 20h – 21h
RaraW (Haiti), 21h – 22h
Show Criolo, 22h – 23h
Dj Festa Bogotá, 23h – 0h
29/11
Espaço Gastronômico, 13h – 0h
Oficinas, Acesse a página de inscrição, 14h – 17h
Grupo Chega Mais (Pratas da Casa), 15h – 16h
Sebastian (México e Brasil), 16h – 17h
Caporales Mi Viejo (Bolivia), 17h – 18h
Final da Libertadores da América – Flamengo x Palmeiras, 18h – 20h
Móveis Coloniais de Acaju (Brasília), 20h – 21h
Isleña Antumalen (Chile) recebe Kae Guajajara (Maranhão), 21h – 22h
Mart’nália, 22h – 23h
Dj Festa Baila Baila (Rio de Janeiro), 23h – 0h
30/11
Espaço Gastronômico, 13h – 0h
Bruna Mandz (Pratas da Casa), 14h – 15h
Mauro Jr, 16h – 17h
Seu Pereira e Coletivo 401 (Paraiba), 17h – 18h
Caporales Mi Viejo (Bolívia), 18h – 19h
Braza (Rio de Janeiro), 19h – 20h15
The Skatalites, 21h – 22h30

