28 de novembro de 2025
DESTAQUEEsportesNotícias

Nos passos de Carpegiani, Filipe Luís pode conquistar América com antigos companheiros

Treinador, de 40 anos, atuou ao lado de 13 jogadores do atual elenco

Finalista da Libertadores, Filipe Luís, de 40 anos, pode viver um momento incomum no futebol, mas não inédito no Flamengo. Neste sábado, em Lima, contra o Palmeiras, às 18h (de Brasília), o técnico, que até pouco tempo era atleta do Rubro-Negro, pode conquistar uma Libertadores treinando seus antigos companheiros de equipe.

Filipe Luís defendeu o Flamengo de 2019 a 2023, quando se aposentou. Menos de um ano depois, após dirigir as equipes sub-17 e 2020, ele assumiu o comando da equipe profissional depois da saída de Tite. O ex-lateral já completou mais de um ano no comando do clube carioca.

No atual elenco, Filipe Luís atuou com Rossi, Matheus Cunha, Léo Pereira, Guillermo Varela, Ayrton Lucas, Erick Pulgar, Allan, Arrascaeta, Bruno Henrique, Michael, Everton Cebolinha, Luiz Araújo e Pedro.

Em 1981, Paulo César Carpegiani, com apenas 32 anos, precisou encerrar sua carreira como jogador devido a uma lesão no joelho. Campeão brasileiro pelo Flamengo, ano anterior, ele se consagrou dirigindo o Rubro-Negro naquela temporada, que é considerada a maior da história do clube.

“Olha, não teria medo de barrar um ex-companheiro só porque ele é meu amigo. Se é meu amigo, há de compreender. Quem não compreender, é porque não é meu amigo. E, neste caso, aplique-se a lei do profissionalismo”, disse Carpegiani em entrevista à revista “Placar”, logo depois de assumir o comando.
Como técnico em sua primeira passagem pelo Flamengo, Carpegiani comandou o Flamengo em duas temporadas. Ele conquistou uma Libertadores, um Mundial de Clubes, um Carioca, todos em 1981, e um Brasileiro (1982).
Filipe Luís mesmo em pouco tempo já conseguiu títulos importantes pelo Rubro-Negro como técnico como uma Copa do Brasil, uma Supercopa Rei e um Campeonato Carioca. Agora ele terá a oportunidade de igualar Carpegiani e dar ao Flamengo o quarto título da Libertadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *