28 de novembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Rio de Janeiro soma mais de 116 mil postos formais de trabalho criados nos primeiros 10 meses do ano

Estado gerou, em outubro, 7,4 mil empregos com carteira assinada


De janeiro a outubro deste ano, o Rio de Janeiro criou 116.632 empregos com carteira assinada, mantendo a posição de um dos maiores geradores de postos formais de trabalho do país. Em outubro, o estado gerou 7.437 novas vagas. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta quinta-feira (30/11), em Brasília, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

– A expansão do emprego formal no nosso estado mostra que o trabalho conjunto entre o governo e o setor produtivo vem fortalecendo a economia fluminense. O Rio de Janeiro vive um momento de dinamismo econômico e estamos empenhados em ampliar esse ciclo de crescimento e inclusão, incentivando quem empreende, apoiando quem busca qualificação e criando um ambiente cada vez mais favorável aos investimentos – comenta o governador Cláudio Castro.

Três dos cinco grupamentos de atividades econômicas analisados apresentaram saldos positivos. O setor de Serviços liderou a geração de empregos, ao criar 5.540 postos, seguido pelo Comércio (2.863) e pela Indústria (223). Entre os municípios que mais geraram empregos celetistas em outubro estão o Rio de Janeiro (5.296), Niterói (682), Itaboraí (426), Macaé (338) e Duque de Caxias (272).

De acordo com o Novo Caged, as mulheres ocuparam 71,2% dos empregos gerados, enquanto os homens ficaram com 28,8%. Por idade, o maior saldo de vagas foi preenchido por jovens entre 18 e 24 anos (7.169). Por grau de instrução, a maioria dos postos foi ocupada por pessoas que possuem o Ensino Médio completo (8.214).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *