27 de novembro de 2025
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Rio destaca avanços na transição energética durante o Lide França

Segundo o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, o estado atua hoje como um potencial centro de novos investimentos para empresas francesas

Durante o Lide França, em Paris, nesta quinta-feira (27/11), o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, apresentou os principais avanços do Governo do Estado na área de transição energética, reforçando o papel do Rio de Janeiro como protagonista nacional na corrida por uma economia de baixo carbono. Em um cenário global de busca por soluções sustentáveis, Miccione destacou que o estado vive um momento singular, com projetos capazes de gerar milhares de empregos, atrair investimentos e fortalecer a cooperação internacional — especialmente com o setor empresarial francês, reconhecido por sua atuação inovadora em energia limpa e tecnologia industrial.

-O Rio de Janeiro tem uma matriz já bastante diversificada. Nós somos o estado com maior produção de petróleo no Brasil, quase 90%, e de gás natural, cerca de 80%. O Rio quer ser um centro de investimentos. E o diálogo com os empresários franceses é fundamental para avançarmos em soluções de alto impacto. O Rio tem potencial e projetos estruturantes; e a França tem tecnologia e experiência. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável para ambos os países – destacou.

Durante o painel “Transição Energética e Minerais Estratégicos”, Miccione destacou a renovação ou nova concessão para o setor de gás nos próximos 25 anos, com mais de R$ 15 bilhões em Capex, e 2,5 bilhões de euros projetados para a área. A iniciativa visa modernizar o setor, incentivar a competição e estimular a produção de fontes energéticas mais limpas.

Projetos estruturantes para um futuro de baixa emissão

Entre as iniciativas do Governo do Rio, o programa Corredores Sustentáveis foi apontado como um dos destaques. Hoje, o estado já conta com 14 postos de combustíveis adaptados para abastecer veículos pesados com gás natural e biometano, reduzindo emissões e promovendo uma matriz de transporte mais limpa.

Outro programa decisivo é o piloto de eólica offshore, desenvolvido em parceria com a Petrobras, que avança para se tornar o maior do Brasil. A iniciativa estimula a instalação de parques de energia eólica no mar e tem potencial para gerar mais de 510 mil empregos, consolidando o Rio de Janeiro como o principal hub de transição energética do país.

Na área de mobilidade, o RJ Mobilidade já opera dois ônibus movidos a gás natural e biometano em linhas intermunicipais, reduzindo em até 20% as emissões de CO₂ — o principal agente do aquecimento global. A experiência abre caminho para a adoção de uma frota mais limpa em toda a Região Metropolitana.

Inovação no uso de biometano

O secretário também abordou os avanços no uso do biometano, que passa a integrar os aterros sanitários controlados à rede de distribuição de gás canalizado da Naturgy. Essa conexão permitirá ampliar a oferta de um combustível renovável, com menor impacto ambiental e maior previsibilidade de abastecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *