Defesa Civil de Meriti promove simulado de evacuação na Escola Valério Villas Bôas Filho
Ação orienta estudantes e profissionais sobre procedimentos de segurança em situações de risco
A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Resiliência Urbana, Proteção e Defesa Civil, realizou nesta quarta-feira (26-11) um simulado de evacuação escolar na Escola Municipal Valério Villas Bôas Filho, na Venda Velha. A atividade envolveu mais de 900 alunos, 75 profissionais da unidade e 20 agentes da Defesa Civil.
A dinâmica aconteceu em 16 salas de aula e começou com uma conversa inicial com as turmas, em que os agentes explicaram de forma simples e didática como funciona um processo de evacuação e a importância de cada etapa. Em seguida, cada turma participou da primeira simulação, permitindo que a equipe técnica observasse pontos de ajuste e identificasse melhorias necessárias.
Após as correções, os alunos retornaram para as salas e refizeram o procedimento, desta vez cumprindo todo o trajeto até a área de evacuação, localizada na quadra da escola. Professores e agentes atuaram lado a lado, orientando a movimentação e garantindo que o deslocamento fosse organizado, seguro e dentro do planejamento previamente definido.
O subsecretário da Defesa Civil, Victor Hugo, explicou a ação. “Entramos de sala em sala e conversamos com professores e alunos. Souberam como se portar e se dirigiram corretamente para as rotas de fuga. Todos colaboraram de forma satisfatória para que ocorresse tudo dentro do esperado”, enfatizou Victor Hugo.
O professor Luiz Felipe comentou sobre a participação dos alunos e o aprendizado adquirido. “O dia de hoje trouxe uma forma diversificada de aprendizagem para eles. A escola é um espaço plural de ensino e aprendizagem, e sempre é bom trazer novos conhecimentos, principalmente aqueles que podem levar muito além dos muros da instituição”, salientou o professor.
As crianças também avaliaram a atividade e relataram como foi participar do simulado. “Aprendemos a evitar tragédias, e todos colaboraram para o bom andamento do procedimento”, disse Sandro Samuel, aluno do 7º ano. Renan Victor, companheiro de classe de Sandro, concluiu. “É muito importante para a nossa escola e para a nossa cidade que os procedimentos sejam feitos com mais segurança”.

