26 de novembro de 2025
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Em três dias, Operação Barricada Zero já removeu 1.168 toneladas de bloqueios

 
Apenas nesta quarta-feira foram retiradas 358 toneladas em seis municípios


O Governo do Estado fez, nesta quarta-feira (26/11), o terceiro dia consecutivo da Operação Barricada Zero, que já supera 1.160 toneladas de barricadas removidas desde o início das ações. Apenas nesta quarta-feira foram retiradas 358 toneladas. As ações seguem de forma simultânea em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, Mesquita e no município do Rio, com ampliação da recuperação viária e intensificação da retirada de bloqueios instalados pelo crime organizado.

— A remoção sistemática de barricadas não vai parar. Seguimos firmes para enfraquecer facções criminosas que limitam o direito de ir e vir da população. Esse trabalho garante vias reconstruídas, circulação segura e acesso adequado a serviços essenciais — afirmou o governador Cláudio Castro.

Frentes de pavimentação foram mobilizadas na Cidade de Deus, na capital, e avançam na Mangueirinha, em Duque de Caxias. Em Mesquita, a atuação ocorreu na Chatuba, em parceria com a prefeitura, reforçando a ampliação da operação para seis municípios.

No terceiro dia, a retirada de novos bloqueios foi expandida. Em Duque de Caxias, equipes atuaram no Lixão e na Vila Ideal; em Nova Iguaçu, o trabalho seguiu para a região conhecida como Buraco do Boi; em São Gonçalo, as ações continuaram no Jardim Catarina, uma das áreas mais afetadas por bloqueios criminosos.

Coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional, a operação conta com o apoio de retroescavadeiras, rompedores hidráulicos, caminhões basculantes, equipes técnicas e reforço permanente das forças de segurança. As prefeituras atuam com suporte operacional e serviços de limpeza urbana. O programa é contínuo e tem como meta garantir o direito de ir e vir da população e impedir a reinstalação de barreiras impostas pelo crime organizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *