Campos: Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
O foco foi entender as demandas e dificuldades locais, além de apresentar dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação sobre os pacientes em tratamento
A equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, visitou, nessa segunda-feira (24), as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do IPS, Penha e Imperial para avaliar o trabalho dos profissionais e revisar os fluxos de atendimento. O foco foi entender as demandas e dificuldades locais, além de apresentar dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) sobre os pacientes em tratamento.
As visitas foram realizadas com apoio técnico da diretora da Vigilância Epidemiológica, Aline Marques; da gerente de Programas de Doenças Infectocontagiosas, Ingrid Timbó; da coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose, Anna Paula de Souza; e da monitora da Gerência de Tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (GERT/SES-RJ), Daniella Cavalheire, fortalecendo a aproximação com as equipes da Estratégia Saúde da Família de cada unidade.
“O objetivo é garantir a sustentabilidade das ações de descentralização da tuberculose e oferecer suporte para que os profissionais possam qualificar cada vez mais o cuidado ofertado à população. Seguiremos com as visitas em outras unidades que receberam a capacitação da tuberculose no processo de descentralização”, informou Daniella Cavalheire.

