Operação Barricada Zero supera 810 toneladas de obstáculos removidos em menos de 48 horas
A Operação Barricada Zero, do Governo do Estado, em parceria com prefeituras, removeu mais de 210 toneladas de barricadas somente na manhã deste segundo dia de atuação. Com o balanço atualizado, o total de material removido supera 810 toneladas em menos de 48 horas. O número foi divulgado pelo secretário do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e coordenador do Programa Barricada Zero, Edu Guimarães, durante coletiva realizada na tarde desta terça-feira (25/11), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
As ações de retirada de barricadas foram ampliadas para a comunidade da Chatuba, em Mesquita, subindo para seis o número de cidades onde a operação está em andamento. A operação mobiliza mais de 200 policiais militares e aproximadamente 60 policiais civis. Até o início da tarde, o segundo dia da Operação Barricada Zero resultou na prisão de sete criminosos e na apreensão de quatro pistolas.
– É importante ressaltar que todas as comunidades em que estivemos ontem continuam com a atuação das forças de segurança hoje. Além da retirada de barricadas, que segue de forma constante, estamos reconstruindo as vias que foram destruídas por esses criminosos. As forças de segurança não vão tolerar que criminosos instalem barricadas no estado – afirmou o secretário Edu Guimarães.
A Operação Barricada Zero é um programa contínuo de segurança com o objetivo de retirar os bloqueios instalados por organizações criminosas nas entradas das comunidades, retomar o direito de ir e vir dos moradores e permitir o acesso de serviços essenciais.
Bope e Core reforçam policiamento
No início da tarde, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) reforçaram o patrulhamento na comunidade do Corte Oito, no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias. Policiais militares ainda impediram que criminosos do Corte Oito usassem dois ônibus como barricadas para impedir a ação policial.
Segundo o coronel Luciano Carvalho de Souza, subsecretário-geral da Polícia Militar, além das ações no interior das comunidades, a Polícia Militar reforçou o policiamento nas imediações dessas localidades para impedir possíveis retaliações.
Operação Muro de Favores
O delegado Carlos de Oliveira, subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Polícia Civil, destacou a importância da ação integrada entre a Operação Barricada Zero e uma operação da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), que resultou na prisão de um vereador de São João de Meriti. Segundo as investigações, ele oferecia material e suporte para a construção de barricadas em Vilar dos Teles em troca de favores políticos.

