Uma mulher é assassinada por alguém próximo a cada 10 minutos, aponta relatório da ONU
Organização destacou a falta de progresso na luta contra o feminicídio
Uma mulher em algum lugar do mundo foi assassinada por alguém próximo a ela a cada 10 minutos em 2024, reportou a ONU nesta segunda-feira (24), ao destacar a falta de progresso na luta contra o feminicídio.
Em 2024, cerca 50 mil mulheres e meninas foram assassinadas por seus companheiros ou familiares, informou o Escritório contra as Drogas e o Crime das Nações Unidas e a ONU Mulheres em um relatório por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Cerca de 60% das mulheres assassinadas no mundo foram vítimas de seus companheiros ou familiares, como pais, tios, mães e irmãos. Em comparação, apenas 11% dos homens que morreram por homicídio foram atacados por alguém próximo, afirma o relatório.
O número total de feminicídios, baseado em dados de 117 países, equivale a 137 mulheres assassinadas por dia, ou seja, cerca de uma mulher a cada 10 minutos.
Os casos foram ligeiramente inferiores aos reportados em 2023, embora isso não represente uma queda real, já que se deve principalmente a diferenças na disponibilidade de dados entre os países, segundo a ONU.

