24 de novembro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoMunicípiosNotícias

Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo promove o ‘Dia D da Equidade em Saúde do Homem’ na USF Parque Esperança

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação do Grupo Técnico de Equidade de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (24), o “Dia D da Equidade em Saúde do Homem”, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque Esperança. O evento destinado aos pacientes (homens e mulheres) da unidade contou com uma programação diversificada com palestras, ações de saúde, como, aferição de pressão e glicose, distribuição de material informativo, exposições, ginástica laboral, entre outras atividades.

“A equidade na saúde da população negra é uma questão de justiça, dignidade e respeito à vida. Historicamente as pessoas negras enfrentam desigualdades profundas no acesso ao serviço de saúde. Falar de equidade em saúde é reconhecer e tratar todos de forma igual, é necessário oferecer mais a quem precisa. Significa garantir acolhimento, sem discriminação”, disse a coordenadora técnica de Equidade, Dayane Brito.

Saúde masculina

O “Dia D” teve como objetivo promover a saúde masculina dentro das ações de conscientização do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, com foco na prevenção do câncer de próstata e a Semana da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, reforçando a importância e a necessidade dos homens em buscarem regularmente consultas e exames preventivos, reforçando a atenção com a saúde masculina.

“Parabenizar a equipe da USF por essa campanha tão importante do Novembro Azul sobre a prevenção do câncer de próstata. Nós sabemos que os homens tem mais dificuldade em buscar ajuda, tendem a procurar menos os serviços de saúde. Por isso, é muito importante que o homem busque a unidade de saúde mais perto de sua residência e faça o exame do PSA. Quanto antes for detectado, ajuda muito a chance de cura. Uma forma também de combater o preconceito e estimular o autocuidado entre os homens. Falar sobre saúde masculina é fundamental para quebrar tabus e incentivar a prevenção”, afirmou Luciene Ferreira, Superintendente de Atenção Básica, ao lado da diretora da unidade, Mariana Boaventura e do vereador Juninho do Pica Pau, que também prestigiou o evento.

Palestras para pacientes

Diversos profissionais de saúde da USF realizaram palestras para os pacientes, como, enfermeiros, médicos, agentes de saúde, reforçando a importância da atenção à saúde do homem e de doenças mais comuns a raça negra, como, hipertensão, diabetes, renal e a reafirmação da atenção ao câncer de próstata com idas regulares ao médico e exames fundamentais, como o PSA, um exame laboratorial simples e rápido de fazer.

“Muito importante ações como estas de conscientização. A USF do Parque Esperança tem um excelente atendimento, sempre que preciso venho e sou super bem atendida pelos ótimos profissionais”, disse a babá Luiza Raquel, de 42, que levou a filha Júlia Oliveira, de 16, para aferição de pressão e glicose.

Na área externa da unidade, uma exposição com o tema “Vidas Negras Importam”, com fotos e frases de moradores do bairro Parque Esperança, além de bonecos, bolas e esculturas, destacava a Semana da Consciência Negra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *