SES-RJ capacita vigilâncias municipais em boas práticas voltadas para envasadoras de água mineral natural
A partir do Programa de Monitoramento da Qualidade de Alimentos, realizado desde 2016, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) estruturou uma capacitação inédita em boas práticas de fabricação e análise de risco voltada para envasadoras de água mineral natural. Com participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o modelo é considerado pioneiro no Brasil e passa a ser referência para outros estados.
Formatada pela Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) da SES-RJ, a capacitação é voltada para as equipes técnicas das Vigilâncias Sanitárias (Visas) de todos os municípios fluminenses. O objetivo é elevar os padrões de boas práticas de fabricação das envasadoras de água mineral natural que somam 88 empresas distribuídas por 33 municípios fluminenses.
“Melhorar os padrões de controle de qualidade garante que os consumidores confiem na segurança e pureza da água mineral que consomem, reduzindo assim o risco de ingestão de água contaminada e a ocorrência de doenças associadas. Desenvolvemos para as Visas municipais um guia de inspeção, que foi o primeiro produto desse programa. O segundo momento é a capacitação que está sendo feita. A terceira fase será uma inspeção para a supervisão dos pares. Ou seja, capacitamos, as Visas municipais aplicam e o estado verifica como está sendo executado por parte dessas empresas”, explicou a superintendente de Vigilância Sanitária, Helen Keller.
Os encontros que encerraram este ciclo, realizados na terça, 18, e na quarta-feira, 19, foram direcionados às regiões Metropolitana I e II. Parceiro da iniciativa, o Sebrae-RJ abriu as portas da Escola de Negócios para a realização do evento. Desde outubro, outras quatro rodadas foram realizadas em Cabo Frio, Volta Redonda, Nova Friburgo e Campos dos Goytacazes, contemplando todas as regiões do estado.
A capacitação também contou com contribuições da Agência Nacional de Mineração (ANM), da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam), do Biocler Laboratório Inteligente e da própria Anvisa.
Monitoramento revela necessidade de elevar padrões de qualidade
No âmbito do monitoramento da qualidade de alimentos, o estado do Rio de Janeiro é líder nacional em coleta e acompanhamento. Desde 2016, o programa da SES-RJ contabilizou 6.917 laudos emitidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), dos quais 1.959 foram considerados insatisfatórios, ou seja, 28,3% do total.
Considerando apenas os últimos dois anos, 13 das 177 águas minerais analisadas (7,3%) tiveram resultados insatisfatórios. Os problemas identificados foram: sete (4,0%) por rotulagem; seis (3,4%) por coliformes totais; um (0,6%) por Enterococcus; um (0,6%) por Pseudomonas aeruginosa; um (0,6%) por Escherichia coli; e um (0,6%) por materiais estranhos, indicativos de falhas de boas práticas. Para a Suvisa, os dados indicam a necessidade de ampliar o controle de qualidade das indústrias envasadoras do estado.
Avaliação positiva dos municípios para padronização e mais segurança ao consumidor
Os municípios destacaram que o processo de capacitação fortalece a padronização das inspeções, melhora a segurança dos produtos ofertados à população e aproxima as Visas municipais da atuação técnica da SES-RJ.
“Esse suporte que o Estado dá para os municípios acaba impactando diretamente na excelência do nosso trabalho. Essa atualização e reciclagem são sempre necessárias. Fico feliz de estar participando e poder contribuir para a entrega de um produto mais seguro para a população”, considerou a fiscal da Vigilância Sanitária de Duque de Caxias, a nutricionista Juliana Gaspar.
De Angra dos Reis, a coordenadora Ana Paula Borba fez coro à fala: “A maior importância de um evento de capacitação como esse é a padronização do serviço. A partir daqui, todos os municípios vão seguir o mesmo padrão de inspeção e, assim, teremos a qualidade do produto de maneira uniforme no estado todo”, destacou a médica veterinária.
Suvisa já planeja capacitação direta para empreendedores em 2026
O assessor de Projetos da Suvisa, Carlos Dias, adiantou que está na programação da Suvisa para 2026 a capacitação das próprias empresas envasadoras de água mineral em boas práticas.
“O desdobramento previsto será uma nova capacitação. Só que agora iremos capacitar as próprias empresas envasadoras em boas práticas. Essa iniciativa também será conduzida pela Vigilância Sanitária estadual”, ressaltou Dias.

