21 de novembro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Operação Verão: decreto estabelece mudança nas regras sobre garrafas de vidro

Além disso, a Seop divulgou novas medidas, que começam neste fim de semana, com instalação de placas com QR Code, bloqueios na Prainha e Grumari e ação contra flanelinhas

A Prefeitura do Rio divulgou novas normas e ações referentes a Operação Verão, nas zonas Sul e Sudoeste. A partir de agora, os barraqueiros poderão utilizar garrafas de vidro para manipular bebidas destiladas dentro das tendas. Além disso, será feita a retomada dos bloqueios de acesso à Prainha e a Grumari, a intensificação no combate a atuação irregular de flanelinhas e a instalação de novas placas informativas na orla.
Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Copacabana será a primeira região a receber a sinalização, que reforça as regras do decreto publicado em maio. Ao todo, vão ser 250 placas com QR Code direcionando para o site da operação.
Na Zona Sudoeste, será retomada a operação diária de bloqueios para o controle de acesso à Prainha e a Grumari, sempre das 8h às 15h, até 1º de maio de 2026. Os bloqueios serão sinalizados com blimps, que são balões infláveis presos por cabos, usados para facilitar a identificação visual dos pontos da operação.
Em relação aos flanelinhas, o estacionamento só será permitido nas vagas oficiais mediante talão autorizado. A Seop utilizará drones para monitoramento, e quem for flagrado extorquindo motoristas será levado para a delegacia.
GARRAFAS DE VIDRO
Foi publicado no último dia 19 um decreto no Diário Oficial restabelecendo a permissão para o uso de garrafas de vidro pelos ambulantes autorizados na orla. Após casos recentes de bebidas adulteradas com metanol no Rio, o secretário de Ordem Pública, Marcos Belchior, fala sobre a novidade. Ele destaca o retorno da permissão para a utilização de garrafas de vidro para bebidas destiladas. “A permissão é somente para a produção de drinks e exclusivamente no interior das barracas. Essa necessidade se faz em virtude do alerta de saúde emitido nacionalmente em relação ao metanol. É importante lembrar também que essa ação é integrada entre a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Ordem Pública”, explica o secretário deixando claro que os órgãos responsáveis seguirão fiscalizando.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial, as bebidas devem ser mantidas nas embalagens originais O decreto também estabelece que todos os insumos precisam estar identificados, protegidos e refrigerados quando necessário. Ainda conforme a publicação, ao término das atividades diárias, os ambulantes devem descartar as garrafas vazias nos contêineres da Comlurb e manter as notas fiscais das bebidas para apresentação à fiscalização sempre que solicitado.

ATÉ O MOMENTO…
Desde o início da Operação Verão, que começou em setembro deste ano, e que conta com mais de mil agentes, já foram aplicadas 394 multas a barraqueiros regularizados, e mais de duas mil garrafas de vidro foram apreendidas com ambulantes ilegais.
A Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas (Cati) realizou mais de 12 mil abordagens a pessoas em situação de rua na orla, com 313 acolhimentos. Também foram feitas 2.221 verificações de antecedentes.
No mesmo período, agentes apreenderam 1.065 objetos perfurocortantes, 12 simulacros, três caixas de som grandes e 31 motos elétricas estacionadas irregularmente. Trinta e quatro pessoas foram conduzidas a delegacias, e seis permaneceram presas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *