São Gonçalo celebra Mês da Consciência Negra com roda de conversa e entrega do painel “Povo Preto de São Gonçalo”
Município amplia espaços de diálogo e celebra trajetórias que fortalecem a identidade negra gonçalense
São Gonçalo iniciou, na tarde desta quarta-feira (19), a programação em celebração ao Mês da Consciência Negra. O primeiro evento da semana, organizado pela Secretaria de Turismo e Cultura e pela Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, reuniu debates, reflexões e ações voltadas ao fortalecimento da economia criativa e à valorização da cultura afro-brasileira.
Com entrada gratuita, a programação começou com a roda de conversa “Herança Africana e Mulheres Negras na Economia Criativa”, realizada no auditório do Centro Cultural Joaquim Lavoura. Participaram do encontro Cláudia Viatllino, Letícia da Hora e Fátima Cidade, que discutiram a importância de políticas públicas para apoiar o trabalho de mulheres negras empreendedoras. No local, o público também pôde conhecer produtos de afroempreendedoras e trancistas da cidade.
Em seguida, foi inaugurado o painel Povo Preto de São Gonçalo, parte do projeto Cidade Ilustrada, instalado entre os bairros Estrela do Norte e São Miguel. O mural celebra personalidades negras que nasceram ou viveram grande parte de suas trajetórias no município e que contribuíram de forma significativa para a história local e nacional.
Durante a entrega, a secretária de Turismo e Cultura, Julia Sobreira, apresentou o projeto e destacou o simbolismo da obra.
“Hoje é um dia muito especial para nós. Este projeto tem tudo a ver com o momento de renovação que São Gonçalo vive. Na Semana da Consciência Negra, entregamos este espaço para vocês. Nosso papel é promover pluralidade, formular políticas públicas que evidenciem a potência da cidade e valorizem as diferenças”, afirmou.
O painel homenageia as seguintes personalidades: Tettrem, Black Alien, Tiê, Rafael Zulu, Dani Dias, Kauê Campos, Claudinho e Bochecha, Orochi, Nina Silva, Helton Arruda, Seu Jorge, Ronnie e Sargento, Leandro Firmino, Kleber Lucas, Ronilso Pacheco, Pelé Mil Flows, DJ Cabide, Arielle Macedo, Pablo Boris, Ella Fernandes, Bboy Kaleu, Don Negrone, Marcelo Coutinho Laca, Letícia Dahora, Dona Marcolina, Dona Isolina, Pakato, Larissa Bonifácio, Mestre Bocka, Gabriella Marinho, Mamny Perry e DJ Scooby.
“Me sinto muito feliz. Desde que cheguei em São Gonçalo, a cidade me recebeu de braços abertos, com muito amor e carinho. Isso aqui mostra que meu esforço e meu trabalho estão sendo reconhecidos, porque não é fácil viver de cultura no Brasil. Só tenho a agradecer a Deus”, compartilhou o ator Leandro Firmino.
O Cidade Ilustrada tem curadoria do artista gonçalense Marcelo Eco e a produção dos murais conta com a participação de importantes nomes da cena artística local: Gustavo Amaral (Gut), Marcelo Alio, Leandro Ribeiro (Mpop), Thiago Moreira da Silva (Tr3p), Victor Barreto Araújo (Victor 32), Márcio Vieira (Mac), Glaucio Vênus, Igor Skid, Leda Daguimar, Vinícius Pereira de Medeiros (Siri do Muro), Eduardo Lima (Dudu), Douglas Civic e Ewerton Taz.

