Presidente da Câmara de Nova Iguaçu homenageia personalidades na véspera do Dia da Consciência Negra
A Câmara Municipal de Nova Iguaçu homenageou nesta quarta-feira (19), durante a sessão plenária, 15 personalidades que se destacam por suas trajetórias de superação, contribuição social e defesa dos direitos fundamentais. A cerimônia, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Dr. Marcio Guerreiro, marcou a véspera do feriado da Consciência Negra e celebrou histórias que fortalecem a luta por igualdade, reconhecimento e respeito.
Entre os homenageados esteve o advogado Caio César de Oliveira Ramos, de 31 anos, morador de Nova Iguaçu. Homem negro e sem antecedentes criminais, Caio foi preso injustamente em 2017, acusado de tráfico de drogas. Mesmo condenado a nove anos de prisão, persistiu em sua formação, concluiu o curso de Direito e, em 2024, teve sua inocência reconhecida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Sua absolvição definitiva transformou sua história em símbolo local de resistência, justiça e superação.
“A Câmara de Nova Iguaçu tem o dever de reconhecer pessoas que representam o melhor da nossa cidade. Cada homenageado traz consigo uma história de coragem e de luta, que inspira nossa população e reafirma o compromisso desta Casa com a inclusão, o respeito e a igualdade”, afirmou o presidente Dr. Marcio Guerreiro.
Também receberam homenagem: Pedro Marcos Araújo de Lima, cantor, coreógrafo, artista plástico e professor de canto; Daniel Gomes de Oliveira, gerente de contas bancárias, cantor, artista plástico e pintor; Claudineia Pinheiro Pereira, intercessora de ciclos de oração, cristã, professora de ensinamentos bíblicos e atuante em obras sociais; Monica Silva (Negra Black), assistente social, gestora pública da saúde há 30 anos e ativista da igualdade racial, além de diretora social do Instituto Pérola Negra; Ruth Brasil da Silva, pedagoga, supervisora escolar, bacharel em Direito, mestranda em Educação e gestora pública; Cristiane de Oliveira Moura, assessora de diversidade religiosa e movimentos sociais e militante contra o preconceito religioso; Ludmila do Nascimento Santos Lemos, profissional da saúde, assessora de Combate ao Racismo e à Gordofobia da Secretaria da Mulher e integrante da Comissão de Igualdade Racial da OAB – 1ª Subseção; enfermeira Monique do Nascimento Faria, dedicada à assistência em saúde pública e a ações sociais voltadas ao bem-estar da comunidade; Geni dos Santos, ativista com contribuições na luta contra o racismo estrutural; Kleber Luiz Alves dos Santos Gonzaga, doutor em Psicologia pela UFRRJ, com pesquisa em políticas públicas, comunidades tradicionais de matriz africana e justiça social; Fabíola Assis, assessora de Combate ao Racismo e à Gordofobia da Secretaria da Mulher; Dulce Maria Ribeiro Ferreira, empreendedora de projetos sociais na área de confeitaria para mulheres; Fabrícia Martins Fernandes, assessora de Combate ao Racismo e à Gordofobia da Secretaria da Mulher; e Roberto Monteiro de Almeida, artista plástico de pinturas e esculturas afro.

