20 de novembro de 2025
DESTAQUENotíciasNotícias 24hs

Águas do Rio: Um novo retrato do saneamento fluminense

Setor celebra neste Dia da Consciência Negra avanços na inclusão racial e também de gênero, com oportunidades que transformam vidas e histórias

No dia em que o país celebra o Dia da Consciência Negra, o saneamento fluminense mostra que inclusão e oportunidade também movem vidas. Nas ruas, nas estações de tratamento e nos escritórios, o retrato do setor vem ganhando novos rostos e histórias. Em um segmento historicamente masculino e pouco diverso, a presença de profissionais de diferentes origens, sotaques e trajetórias começa a mudar essa paisagem. Hoje, 72,1% dos colaboradores da Águas do Rio se autodeclaram pretos ou pardos, um reflexo da pluralidade fluminense e do compromisso da empresa com oportunidades reais de crescimento.

A concessionária, que em apenas quatro anos de operação já gerou cerca de 10,8 mil empregos, sendo 7,7 mil diretos e 3,1 mil indiretos, também demonstra compromisso com a inclusão social. Quase metade de seus colaboradores vêm de comunidades periféricas, o que reforça o papel do saneamento como motor de mobilidade social e transformação de realidades.

O reconhecimento desse trabalho veio em grande estilo: por meio do programa Respeito Dá o Tom, a Aegea, grupo do qual a Águas do Rio faz parte, foi eleita Top of Mind em Diversidade e Inclusão no Prêmio Diversidade em Prática 2025, promovido pela Blend Edu, o maior evento do país dedicado ao tema. A conquista, decidida por voto popular entre 20 empresas finalistas, reforça o engajamento de uma organização que transforma o ambiente corporativo em espaço de oportunidades, respeito e pertencimento.

Mais do que uma iniciativa de recursos humanos, o Respeito Dá o Tom consolidou-se como uma política institucional de transformação social. Criado em 2017, o programa da Aegea tem como meta garantir que cada unidade da companhia reflita a diversidade das regiões onde atua, com igualdade racial e de gênero como pilares centrais. E, na Águas do Rio, a iniciativa ampliou o protagonismo de pessoas negras e mulheres, elevando de 17% para 27% a presença de profissionais negros em cargos de liderança e de 32% para 45% a participação feminina nessas posições.

“O saneamento tem um poder transformador que vai muito além da água e do esgoto: ele abre portas para quem nunca teve acesso. Aqui, na Águas do Rio, temos orgulho de ver pessoas negras, mulheres, jovens em busca do primeiro emprego e profissionais com deficiência construindo suas trajetórias conosco. Promovemos aqui a mesma diversidade que existe na área onde atuamos. É um reflexo da sociedade. Só assim somos capazes de prestar os serviços adequados para as pessoas”, afirma o diretor institucional Sinval Andrade.

Símbolos dessa transformação

Uma das pessoas que simbolizam essa mudança é Alessandra Miranda da Silva, supervisora de Responsabilidade Social da Águas do Rio na Baixada Fluminense. Assistente social com trajetória marcada pela atuação em territórios periféricos, ela dedica sua carreira à promoção da diversidade, inclusão e fortalecimento comunitário.

“A diversidade não é um discurso, é uma prática diária, que começa quando olhamos para as pessoas com igualdade e respeito. Tenho muito orgulho de fazer parte de uma empresa que acredita no potencial de cada colaborador. Entrei como analista e fui conquistando meu espaço passo a passo. Hoje, poder compartilhar o que aprendi com outros colegas é o que dá sentido à minha trajetória. É um verdadeiro efeito transformador”, afirma.

Com uma carreira marcada pela ascensão profissional dentro da própria companhia, Malcom Bispo começou como trainee e hoje é diretor-executivo da Águas do Rio, liderando as operações em 12 municípios do interior. Engenheiro civil com mestrado em Engenharia Geotécnica pela USP, ele representa uma geração de líderes formados dentro da empresa, que cresceram junto com a transformação do saneamento no estado.

“Ter iniciado minha trajetória aqui e hoje poder liderar times que acreditam no mesmo propósito é motivo de orgulho. A Águas do Rio é um lugar que valoriza o potencial das pessoas e cria caminhos reais de crescimento e pertencimento”, afirma.

Com 14 Comitês Locais de Diversidade e mais de 500 ações realizadas entre treinamentos, rodas de conversa e campanhas de letramento, o Respeito Dá o Tom mantém em toda a área de atuação da Aegea o respeito como um valor que vai além dos muros da holding. A estrutura conta ainda com governança sólida, formada por comitês executivos, grupos de trabalho e o Instituto Aegea, integrando metas de diversidade e inclusão às práticas de gestão e sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *