19 de novembro de 2025
Baixada FluminenseMesquitaMunicípiosNotícias

Educação de Mesquita registra participação de peso no SAEB 2025

 

Turmas do 5º e 9º ano da rede registraram presença de quase 100%  durante os dias de aplicação do exame federal

 

Ao longo da semana que se estendeu entre os dias 3 e 7 de novembro, as 21 escolas municipais que atendem o Ensino Fundamental em Mesquita foram envolvidas por um evento em comum: a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Todas as classes de 5º e 9º ano da rede pública municipal participaram da avaliação e contabilizaram, respectivamente, 98,3% e 97,5% no percentual de presença dos estudantes. Essa contribuição dos alunos tornará possível para o poder público do município, junto ao Governo Federal, avaliar os resultados do exame e planejar melhorias para a Educação.

 

Dos 1.189 alunos do 5º ano matriculados na Rede, 1.169 estiveram presentes para a realização da prova. No 9º ano, por suas vez, 610 jovens encontram-se matriculados na etapa que marca o fim do Ensino Fundamental. Desse total, 595 compareceram às suas respectivas escolas na data marcada para o exame nacional.

 

Cada unidade escolar recebeu a avaliação em um ou dois dias específicos durante a semana. Em aquecimento para o SAEB, os professores vinham desenvolvendo atividades preparatórias junto aos estudantes e seus responsáveis há meses, visando o bom desempenho no exame, que engloba conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, divididos em um questionário composto por 44 ou 52 questões objetivas. A avaliação também envolve conteúdos que vão além das matérias curriculares, como questões sobre autoidentificação racial e socioeconômica. Os dados partem de um levantamento feito pela própria Secretaria de Educação de Mesquita.

 

Monique Rosa, subsecretária municipal de educação, comenta o sucesso da participação dos estudantes na avaliação e salienta as iniciativas de combate à evasão escolar no município. “Sempre buscamos métodos para incentivar a presença do estudante na escola. Seja por meio de projetos pedagógicos que instiguem a participação estudantil nas atividades em sala de aula, seja por meio de políticas públicas, como a implementação do Cartão Alimentação Escolar, que é garantido para todo estudante da rede, que não exceda cinco ausências não justificadas. Esses e outros fatores contribuem para o comparecimento massivo dos nossos estudantes, não apenas no dia do SAEB, mas ao longo do ano letivo”, explica.

 

Sobre o SAEB

O SAEB é o método utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para fornecer um diagnóstico do nível da educação municipal em todo o país, através de um questionário aplicado a cada dois anos nas turmas de 5º e 9º ano nas escolas públicas. Com o resultado da avaliação, torna-se possível para o Governo Federal calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), analisar  as necessidades da educação básica nacional e, dessa forma, destinar subsídios aos municípios.

 

O exame também busca promover um levantamento demográfico entre os estudantes do país. Sendo assim, além dos conteúdos de Matemática e Português, também inclui questões sobre temas como família, identidade e relações étnico-raciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *