Governo do Rio desmonta bunker do Comando Vermelho dentro de escola na Vila Kennedy
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das Polícias Civil e Militar, realiza, nesta quarta-feira (19.11), mais uma fase da Operação Contenção na Vila Kennedy, Zona Oeste da capital. A ação mira a expansão territorial do Comando Vermelho e suas atividades ilegais. Até o momento, 16 criminosos foram presos e outros dois neutralizados. Também houve apreensão de dois fuzis, uma pistola e grande quantidade de drogas a serem contabilizadas.
-Não há limite para a ousadia das facções narcoterroristas e, portanto, não haverá limite para a resposta do Estado. Esconder drogas dentro de uma escola mostra o desprezo desses criminosos pela comunidade. Isso não é banditismo convencional. Vamos avançar com inteligência e integração para impedir que esses criminosos continuem ameaçando alunos, moradores e nossos policiais – afirmou o governador Cláudio Castro.
As equipes encontraram o material entorpecente dentro de uma unidade de ensino, usada como bunker pela facção, para tentar driblar a atuação das forças de segurança.
Participam da ação agentes da 34ª DP (Bangu), da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE-CAP), da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA-CAP), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar.
-A facção se aproveita da expansão territorial para praticar toda gama de crimes, fortalecendo sua estrutura financeira. Por meio de investigação e ações estratégicas, estamos enfraquecendo a organização criminosa – destaca o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.
O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, reforçou o trabalho conjunto.
-A integração entre as polícias é fundamental para romper a capacidade de atuação de grupos que desafiam o Estado e colocam em risco a vida de cidadãos e agentes – completou o comandante.
Agentes do Batalhão de Bangu (14° BPM) e do Batalhão de Policiamento Especializado em Vias Expressas (BPVE) atuam no entorno da Vila Kennedy para minimizar os impactos à população. A operação segue em andamento.

