Polícia devolve aos donos 1,6 mil celulares recuperados na Operação Rastreio
Aparelhos serão entregues na Cidade da Polícia, em São Gonçalo, Niterói e em municípios da Baixada e do interior
Mais de mil celulares recuperados na Operação Rastreio começam a ser devolvidos aos donos nesta terça-feira (18). Os telefones serão entregues em uma cerimônia na Cidade da Polícia Civil, no Jacaré, Zona Norte, em Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, e em municípios da Baixada Fluminense e do interior do estado. A ação, que mira o combate a uma cadeia criminosa envolvida em roubos, furtos e receptação de telefones, já resgatou cerca de 12,5 mil aparelhos de vítimas.
A iniciativa é a maior entrega de celulares recuperados da história do Rio, com 1,6 mil aparelhos devolvidos ao proprietários, que foram roubados ou furtados. O contato com as vítimas ocorreu por meio de ligação ou mensagem de WhatsApp pelos telefones funcionais das delegacias e elas devem comparecer aos pontos previamente informados. Em julho, a Polícia Civil já havia entregue 1,4 mil telefones aos verdadeiros donos, e ao todo, já são 2,8 mil restituições.
A Polícia Civil orienta os consumidores a comprarem aparelhos somente em locais de confiança, exigirem nota fiscal e desconfiarem de preços muito abaixo do mercado. Além de recuperar os aparelhos, a Operação Rastreio tem como objetivo ampliar a responsabilização de receptadores e intermediários e, até o momento, mais de 700 criminosos acabaram presos.
Na segunda-feira (17), mais uma etapa da operação ocorreu no Rio e em outros dez estados e deixou 32 presos em flagrante. A ação teve como alvo clientes ativos e recorrentes de um criminoso especializado no desbloqueio de celulares. Ele realizava os serviços de forma online e ministrava cursos à distância, ensinando a efetuar os procedimentos. As pessoas também enviavam aparelhos roubados para serem desbloqueados. A prisão do bandido aconteceu na primeira fase da ação e ontem, mais de 2,5 mil aparelhos acabaram apreendidos.

