14 de novembro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoNotíciasNotícias 24hs

Sucesso, grande público, intersetorialidade e parceria marcam o encerramento da 1ª Mostra Educa Escola de Belford Roxo

  

A 1ª Mostra Educa Escola – Boas Práticas da Educação e Assistência Social de Belford Roxo terminou, nesta sexta-feira (14/11), em mais um dia marcado por apresentações culturais das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação e dos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, das duas secretarias organizadoras do evento. Estandes com temas e decorações brilhantemente montados e decorados pelos profissionais das secretarias atraíram a atenção de mais um grande público, a sede da Semed, no Centro. O evento contou com o apoio e a produção da Secretaria Municipal de Comunicação Social.

Primeira mostra

“Parabéns a todos os participantes e aos profissionais da Educação e da Assistência Social que contribuíram para o sucesso desse evento. Os estandes das duas secretarias ficaram maravilhosos e muito ricos em informações e serviços. Essa é a primeira mostra de muitas que faremos com a permissão de Deus e do prefeito Márcio Canella, junto com o secretário Diogo Bastos (Assistência Social) e o secretário Marcos Paulo Ribeiro Lopes (Comunicação Social), que nos deu todo esse apoio e suporte”, destacou a secretária de Educação, Sheila Boechat, ao lado da subsecretária de Assistência Social, Letícia Guimarães, do subsecretário de Educação, Ronaldo Justino e da secretaria Especial de Ensino, Fernanda Romero.

Trabalho dos estudantes

O encontro proporcionou momentos de reflexões, emoções e fortalecimento de estratégias conjuntas e de políticas públicas entre Educação e Assistência Social. Durante dois dias, levaram ao público, exposições, apresentações culturais, trabalhos dos estudantes, professores e corpo técnico das unidades escolares, iniciativas positivas e inovadoras. Cada estande dialogou com os participantes, atraindo a atenção de adultos, crianças e familiares sobre a importância da articulação intersetorial, entre Educação e Assistência Social, ressaltando o ótimo trabalho nas unidades escolares e na garantia dos direitos sociais de crianças, adolescentes, adultos e idosos. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também marcou presença no evento.

Metamorfose da Borboleta

A Creche Municipal Manoel da Silva Curty apresentou o tema “Metamorfose da Borboleta” atraindo a curiosidade dos pequenos estudantes da Educação Infantil que passaram pelo estande da unidade do bairro Santa Tereza. “Nossa que legal poder está aqui. Está tudo muito bonito e animado. Podendo ver as borboletas e o seu crescimento”, disse Ayla de Souza, de 3 anos, ao lado do pai Christian Campelo, cozinheiro, 26 anos, moradores do bairro Nova Aurora, que receberam as informações da estimuladora Priscila Muniz, de 48.

Apresentações culturais

Mais uma vez um dos pontos altos do evento foram as apresentações culturais e musicais das creches e escolas municipais e dos equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Cras, Polos e Centros Comunitários).

A primeira unidade a subir ao palco foi a Escola Municipal Manoel Gomes, com uma apresentação de dança dos jovens alunos da escola do bairro São Bernardo. A Creche Municipal Raimundo Edson dos Santos atraiu muitos aplausos com os alunos realizando o processo evolutivo da borboleta em lagarta na voz do pequeno Eric Silva e seus coleguinhas na encenação.

Outra unidade que sacudiu a galera com um lindo coral e muito bem coordenado, foi a E. M. Malvino José de Miranda (Parque São José) que encenou o clássico gospel “Raridade” do cantor Anderson Freire, compartilhando o coral com o público presente. “Essa mostra é um sucesso. Parabéns para a secretária Sheila Boechat pelo grande trabalho à frente da Secretaria de Educação e pelo total apoio e ações positivas numa pasta tão importante para o município”, afirmou a gestora da unidade, Deise Maria

Moderna estrutura

A 1ª Mostra Educa Escola – Boas Práticas da Educação e Assistência Social de Belford Roxo contou com dois dias de um evento inédito no município, com grande presença de público que percorreram em uma moderna estrutura dividida em 80 estandes, com a participação de 80 escolas e creches municipais e dos equipamentos da Semasc (Cras, Creas, Centro Pop e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). O evento atraiu o público em geral, profissionais da Semed e Semasc, usuários dos equipamentos, alunos, familiares e servidores das demais secretarias municipais.

“Muito bom ver essa mostra cheia. Gostaria de saudar todos os professores, funcionários e servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que fizeram um trabalho muito bonito nesses dois dias, assim, como um agradecimento especial à secretária Sheila Boechat e a toda Secretaria de Educação de Belford Roxo”, afirmou a subsecretária de Assistência Social, Letícia Guimarães.

Marcaram presença ainda no dia do encerramento da mostra, o secretário municipal de Ação Comunitária, Dudu Canella, a presidente da Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (FUNBEL), Cristiane do Sobreira, o secretário executivo do Meio Ambiente, Márcio Alexandre e os vereadores Sidney Canella e Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *