14 de novembro de 2025
Baixada FluminenseJaperiMunicípiosNotícias

Gestoras de Japeri participam da formatura do programa Capacit Mulher no Palácio Guanabara

Iniciativa do Governo do Estado capacitou 345 gestoras municipais para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres

A Prefeitura de Japeri marcou presença na formatura das turmas de 2025 do programa Capacit Mulher, promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia, realizada na última terça-feira, (11), no Palácio Guanabara, contou com a presença do governador Cláudio Castro e da primeira-dama Analine Castro, e foi marcada por emoção, reconhecimento e celebração da trajetória das gestoras participantes.

No total, 345 gestoras públicas de 70 municípios fluminenses receberam o certificado de conclusão da formação, que teve como objetivo fortalecer a gestão pública municipal e ampliar o alcance das políticas para as mulheres em todo o Estado.

O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Mulher, contou com 160 horas de formação on-line e três encontros presenciais, abordando temas como direitos das mulheres, ciclos da violência, desigualdade de gênero, autonomia feminina e construção de políticas públicas; assuntos essenciais para transformar realidades e promover uma sociedade mais justa e igualitária.

Representando Japeri, as Secretarias de Assistência Social e de Direitos Humanos marcaram presença com as participantes: Maria Cristina Alves, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres; Alessandra Oliveira, subsecretária da Mulher; Regiane Ribeiro, coordenadora do Centro de Referência da Mulher Brasileira Alvanira de Souza (CRMB); além da psicóloga Cleusa Aguiar e da assistente Sandra Leal, que também fazem parte do CRMB.

“O Capacit Mulher é uma iniciativa transformadora voltada ao fortalecimento das políticas públicas de gênero. Participar dessa jornada foi um aprendizado profundo sobre como podemos agir com mais efetividade e sensibilidade nas ações voltadas às mulheres de Japeri”, destacou Maria Cristina.

Para Alessandra Oliveira, a participação do município reforçou o compromisso com o acolhimento e a escuta ativa: “Cristina e eu representamos nosso município com dedicação, escuta sensível e compromisso com cada mulher que busca acolhimento, respeito e dignidade. Agradecemos à Secretaria da Mulher do Estado do Rio de Janeiro pela realização dessa capacitação tão necessária, que fortalece redes de cuidado e articulação entre gestoras comprometidas com a equidade. Seguimos juntas, construindo caminhos de transformação com afeto, coragem e cidadania”, afirmou.

Já Regiane, que desde 2021 atua nos equipamentos de atendimento às mulheres vítimas de violência em Japeri, primeiro no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e atualmente no CRMB, destacou que a conclusão do curso Capacit Mulher, realizado em parceria com a Universidade Estácio de Sá, fortalece os municípios fluminenses. Segundo ela, a iniciativa voltada à capacitação de gestoras que estão na linha de frente das políticas de gênero, não só amplia o conhecimento, como reforça o compromisso com a qualificação, a integração e o acolhimento às mulheres.

O Capacit Mulher é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Universidade Estácio de Sá e o Instituto Yudqs, para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.  Durante o evento, a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, destacou a importância da formação para o fortalecimento da gestão pública municipal. “Quando entregamos conhecimento aos municípios, estamos entregando crescimento”, afirmou.

As inscrições para as turmas de 2026 já estão abertas, oferecendo 450 novas vagas para gestoras de todo o estado interessadas em aprimorar suas práticas de gestão e ampliar o impacto das políticas de gênero em seus territórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *