Light e Polícia Civil realizam operação contra furto de energia na Baixada Fluminense
Uma pessoa foi presa em flagrante e sete foram conduzidas para a delegacia; somente uma padaria fraudava energia suficiente para abastecer 50 casas
Uma pessoa foi presa e sete foram conduzidas para a delegacia durante uma operação da Light, em conjunto com a Polícia Civil, que aconteceu nesta quinta-feira (13), nos municípios de Mesquita e de Nilópolis, na Baixada Fluminense.
A ação teve como objetivo identificar e coibir ligações clandestinas de energia elétrica, conhecidas como ‘gatos de luz’. Somente em uma padaria de médio porte, foi constatada fraude capaz de abastecer 50 residências.
Entre os alvos também estavam restaurante, casa de carnes, loja de roupas e fábrica de gelo além de outros estabelecimentos comerciais, todos com o mesmo tipo de irregularidade. Na ocasião, foram realizados 1.988 serviços entre inspeções cortes e regularizações, além de 25 atendimentos na Agência Móvel da Light.
Segundo as equipes, as ligações ilegais identificadas derivavam energia fora da medição, caracterizando furto de energia, crime previsto no artigo 155 do Código Penal. Além de ilegais, essas conexões representam risco grave à segurança e prejudicam a qualidade do fornecimento de energia elétrica. Foram recuperadas no total 230 MWh, que são suficientes para abastecer aproximadamente mil residências durante um mês.
“A Light tem o compromisso de aprimorar continuamente a qualidade do serviço prestado à população. O combate ao furto de energia é fundamental para assegurar mais estabilidade e confiabilidade no fornecimento. Por meio de nossas ações, buscamos regularizar o acesso à energia, proteger a comunidade e fortalecer um sistema elétrico mais eficiente e seguro para todos”, afirma Jéssica Almeida, gerente de Serviços Comerciais da Light.
A operação mobilizou mais de 500 profissionais e contou com o apoio da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), do 20º Batalhão da Polícia Militar, do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) e de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).
Furto de energia: prejuízo para todos
Nos dez primeiros meses de 2025, a Light regularizou quase 2.400 ligações clandestinas e normalizou mais de 118 mil instalações irregulares em residências e comércios. No total, foram recuperados 132 GWh de energia, o suficiente para abastecer 54 mil residências por um ano.
Mesmo com ações diárias de fiscalização, os furtos de energia ainda representam um grande desafio. O prejuízo anual é estimado em R$ 1,3 bilhão, valor que poderia ser revertido em melhorias na rede elétrica. Atualmente, a cada 100 clientes regulares da Light, 40 furtam energia.
Os “gatos” também sobrecarregam os transformadores, aumentando as interrupções. Entre dezembro de 2024 e abril de 2025, a companhia registrou 1.320 transformadores queimados por sobrecarga, afetando 400 mil clientes com falta de energia.
Parceria com o Disque-Denúncia
A Light mantém parceria com o Disque-Denúncia para reforçar o combate a esse tipo de crime. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelo telefone (21) 2253-1177, disponível 24 horas por dia.

