13 de novembro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Sem Desconto: saiba quem são os presos na 4ª fase da operação que apura desvios de aposentadorias

Entre os presos, estão o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto e o ex-procurador do órgão Virgílio Antônio de Oliveira Filho. Policiais ainda buscam presidente de entidade ligada a agricultores.

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (13) a 4ª fase da Operação Sem Desconto, que apura desvios em aposentadorias e pensões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Até o momento, nove dos 10 alvos de prisões determinadas pela Justiça já estão presos. Uma pessoa ainda não foi localizada pela Polícia Federal, mas as buscas continuam.

Entre os presos, estão o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto e o ex-procurador do órgão Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho.

📄A Justiça expediu um novo mandado de prisão contra Antônio Carlos Antunes Camilo, conhecido como o “Careca do INSS”, figura central no esquema de desvios, segundo as investigações. Camilo, no entanto, já havia sido preso em 12 de setembro em outra fase da Operação Sem Desconto.

As investigações da PF e da Controladoria-Geral da União (CGU) revelaram um esquema criminoso para realizar descontos irregulares de valores recebidos por aposentados e pensionistas do INSS, ocorridos no período de 2019 a 2024. Os desvios, conforme as apurações, podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Veja a lista de presos até a última atualização desta reportagem:

  1. Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS;
  2. Antônio Carlos Antunes Camilo, o “Careca do INSS”, figura central no esquema de desvios, que já havia sido preso anteriormente;
  3. André Paulo Felix Fidelis, ex-diretor de Benefícios e relacionamento com o cidadão do INSS;
  4. Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, ex-procurador-geral do INSS;
  5. Thaisa Hoffmann, empresária e esposa de Virgílio;
  6. Vinícius Ramos da Cruz, presidente do Instituto Terra e Trabalho (ITT);
  7. Tiago Abraão Ferreira Lopes, diretor da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), e irmão do presidente da entidade, Carlos Lopes;
  8. Cícero Marcelino de Souza Santos, empresário também ligado à Conafer;
  9. Samuel Chrisostomo do Bonfim Júnior, também ligado à Conafer.

 

O décimo alvo de prisão até o momento não foi localizado pelos policiais federais. As buscas continuam. Trata-se de Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Conafer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *