12 de novembro de 2025
NotíciasNotícias 24hsSaúde

 Sociedade Brasileira de Diabetes e Maracanã se unem para marcar o mês do Dia Mundial do Diabetes

 

Para marcar o mês do Dia Mundial do Diabetes, o Maracanã e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) se uniram em uma ação inédita para promover informação, acolhimento e conscientização sobre a convivência com o diabetes. A iniciativa reforça uma mensagem poderosa: “Se você tem diabetes, o Maraca é seguro pra você”.
É o desdobramento da ação mundial deste ano cujo tema é a valorização do ambiente de trabalho. Cuidar de dentro para fora, com um olhar atento para a equipe de trabalho do Maracanã e para o público que frequenta o estádio.
Durante a atividade, no auditório do Maracanã, as equipes do estádio acompanharam e se informaram sobre os cuidados sobre diabetes, os equipamentos usados no monitoramento e o que fazer em caso de emergência, seja com seu colega de trabalho seja com o público.
Dois profissionais de saúde da equipe da SBD – educadora em diabetes, Dra. Claudia Pieper; e a enfermeira, Dra. Thaís Braga – explicaram sobre a diferença entre os tipos de diabetes, controle glicêmico, alimentação, atividade física e qualidade de vida, mostrando que o diabetes não é uma limitação e que é possível viver grandes emoções com segurança e bem-estar.
Três pessoas com diabetes tipo 1 – Juliana Lessa, Daniel Ramalho e Geraldo Fisher – mostraram o ponto de vista de quem convive diariamente com os cuidados. Eles deram depoimentos importantes que mostram o ponto de vista de quem tem diabetes.

E para mostrar que o diabetes não tem cara, a primeira atividade foi identificar entre os apresentadores quem tinha diabetes. Tarefa que não foi simples, mas cujo resultado foi muito positivo. Logo depois, a Dra. Claudia Pieper, comandou uma atividade de relaxamento ao som da música criada para o Dia Mundial do Diabetes, pela equipe do CEDEBA (Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia).

O CEO do Maracanã, Severiano Braga, apoiador da iniciativa, reforçou para sua equipe que é fundamental falar sobre o diabetes em seu local de trabalho. “Ninguém pode ter o receio de viver. Não é um problema, é uma situação e quanto mais falarmos e troca tivermos melhor para todos”.

A campanha da SBD deste ano reforça o papel de cada um, familiares, profissionais de saúde, empresas e instituições, na construção de um ambiente preparado para acolher e cuidar de quem vive com diabetes. Um e-book com informações sobre o tema também foi distribuído para os funcionários do Maracanã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *