Capacitação em Letramento Racial e Racismo nas Relações de Consumo promove conscientização e equidade nas práticas de mercado
As Secretarias de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor Ministro Waldemar Zveiter, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) e o Procon-RJ realizam nos dias 17 e 18 de novembro de 2025, a capacitação “Igualdade Racial e de Consumo: Conscientização e Direito”. O evento acontecerá no Auditório Engenheiro Marcos Alexandre, na sede da secretaria, localizada na Cidade Nova, no Rio de Janeiro.
A iniciativa tem como objetivo promover o Letramento Racial e debater o Racismo nas Relações de Consumo, incentivando práticas de respeito, diversidade e equidade nas interações entre consumidores, fornecedores e instituições públicas.
A abertura do evento será no dia 17 de novembro, às 9h, com exposição fotográfica e presença de autoridades. No mesmo dia, às 14h, ocorrerá a Capacitação em Letramento Racial, ministrada pela superintendente de Promoção da Igualdade Racial, Iana Moreira, e pela coordenadora Monique Rodrigues.
No dia 18 de novembro, a programação segue com uma nova sessão da mostra pela manhã e, às 14h, o curso “Racismo nas Relações de Consumo”, conduzido pelo advogado e conselheiro-diretor do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Jonas Salles.
O público-alvo da capacitação inclui servidores públicos, integrantes do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, estudantes, pesquisadores, profissionais da área de consumo e demais interessados no tema. Além de ampliar o conhecimento sobre diversidade e direitos humanos, o encontro também busca fortalecer o papel educativo e protetivo dos órgãos de defesa do consumidor, especialmente diante dos desafios impostos pelas relações de consumo no ambiente digital.
De acordo com o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, a capacitação reforça o compromisso do Governo do Estado com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
– A defesa do consumidor vai além das questões econômicas, ela também envolve o respeito à dignidade humana. Ao debater o racismo nas relações de consumo, reafirmamos que todos têm direito a um atendimento igualitário, sem discriminação, e a um mercado que valorize a diversidade – destacou o secretário.
Para a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela de Souza Gomes, essa é uma excelente oportunidade de interação entre as pastas em um debate cada vez mais urgente.
– Trabalhar a igualdade racial e criar oportunidades faz parte do nosso dia a dia. Mas é fundamental ampliarmos e construirmos juntos um caminho real de mudança em nossa sociedade.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/igualdade-racial-e-de-consumo-capacitaCAo-em-letramento-racial-e-racismo-nas-relaCOes-de-consumo/3202441?token=5e68af7a031667bc6f7affd493029c7c
Capacitação em Letramento Racial e Racismo nas Relações de Consumo
Dias 17 e 18 de novembro
Horário: das 9h às 17h
Endereço: Rua Larragoiti Lucas, 121, 2º andar, Cidade Nova – Rio de Janeiro
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/igualdade-racial-e-de-consumo-capacitaCAo-em-letramento-racial-e-racismo-nas-relaCOes-de-consumo/3202441?token=5e68af7a031667bc6f7affd493029c7c

