Militares do Exército finalizam preparação para Missão de Paz da ONU no Líbano
No dia 6 de novembro, terminou a preparação do 23º Contingente Brasileiro para a Força Interina das Nações Unidas no Líbano. O treinamento da Brigada Líbano XLIV ocorreu na cidade de Madri, na Espanha, onde os militares do Exército Brasileiro integram a Brigada Guadarrama XII, grande unidade do Exército de Terra da Espanha que compõe a tropa que será desdobrada para a área de operações.
O contingente brasileiro é composto por quatro oficiais, dois subtenentes e um sargento. Eles participaram da concentração logística de material coletivo e individual do contingente, de instruções práticas e de nivelamento, como o treinamento físico militar e o tiro com armamento espanhol. Durante a simulação construtiva da “Operação CEDRO”, os militares brasileiros integraram o Estado-Maior da Brigada Espanhola, oportunidade em que é realizada a certificação e avaliação da tropa, diante da solução de problemas militares simulados, os quais poderão vir a ocorrer durante o desdobramento das missões, sob a égide da ONU. Tudo isso, permitiu consolidar a integração entre os militares da Brigada Líbano XLIV, antes de seu desdobramento naquele país.
O término do período de adestramento é coroado com a entrega da boina azul, símbolo do soldado da paz, em uma cerimônia militar denominada “Ato de Despedida”, oportunidade em que o Comandante da Brigada se dirige à tropa e aos seus familiares, desejando êxito no desafio que se apresentará em breve.
Amparada pela Resolução nº 1701, de 11 de agosto de 2006, do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a UNIFIL está desdobrada ao sul do Líbano com a finalidade de contribuir para a promoção de um ambiente seguro e estável na região. O Exército Brasileiro participa desta missão desde 2014 e seus militares ocupam funções nas áreas de operações, logística, inteligência, comando e controle e assuntos civis, projetando o Brasil como um país contribuinte das operações de manutenção da paz, no cenário internacional.

