11 de novembro de 2025
MunicípiosNotíciasRegião SerranaTeresópolis

Ônibus Lilás chega a Teresópolis com ações de acolhimento e serviços para mulheres nesta quarta-feira, 12

Nesta quarta, dia 12, o ponto de parada do Ônibus Lilás, projeto itinerante do Governo do Estado que leva acolhimento, orientação e serviços especializados para as mulheres, será em Teresópolis. A unidade móvel estará estacionada na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, das 10h às 15h, oferecendo gratuitamente atendimento social, jurídico e de saúde, além de ações voltadas à promoção dos direitos humanos e à prevenção da violência contra a mulher.

 

Realizado pela Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro (SEM-RJ), o Ônibus Lilás é uma iniciativa que percorre o estado oferecendo escuta qualificada, acolhimento e fortalecimento da rede de proteção à mulher. A ação integra a política pública de enfrentamento à violência de gênero, promovendo cidadania e acesso à informação.

 

Durante o evento, serão oferecidos: orientações jurídicas e sociais, informações sobre prevenção à violência doméstica, encaminhamentos para serviços especializados e atendimento de saúde e assistência social.

 

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Teresópolis, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, dos Direitos da Mulher e de Saúde, além do apoio de importantes instituições como: Fundação Leão XIII, DETRAN/RJ, CEDAE, Defensoria Pública do Estado, OAB Mulher, entre outros órgãos da rede de

 

Serviços como música e violão, limpeza de pele, aula de alongamento e trancista serão oferecidos pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Em parceria com a Universidade Estácio de Sá, teremos atendimentos e orientações com os alunos dos cursos de Psicologia e Enfermagem.As equipes da Secretaria de Saúde estarão presentes com um ponto para aferição de pressão arterial, glicemia e triagem para regulação de exames.A ação reforça o compromisso da Prefeitura com a promoção da cidadania e o fortalecimento das políticas públicas de inclusão e assistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *