10 de novembro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Caixa presta apoio às vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu (PR)

Banco apoia campanha de arrecadação de recursos, disponibiliza caminhão-agência para atender a população e prepara medidas adicionais para famílias atingidas 

 

A CAIXA se une à ONG Moradia e Cidadania para arrecadar recursos destinados às famílias afetadas pelo tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu (PR) neste fim de semana. Além da campanha de doação, o banco já atua junto às autoridades locais para viabilizar medidas emergenciais, como o Saque Calamidade do FGTS, e disponibilizou caminhão-agência para atender em breve a população.

A ONG Moradia e Cidadania foi criada por representações de empregados da CAIXA e atua em ações sociais voltadas à promoção da cidadania e melhoria das condições de vida de famílias em situação de vulnerabilidade.

 

As doações podem ser feitas por meio de depósito em conta ou Pix, conforme os dados abaixo:

  • Chave Pix (CNPJ): 01.285.730/0015-44
  • Banco: CAIXA (104)
  • Agência: 0369
  • Operação: 1292
  • Conta Corrente: 577549692-9

Saque Calamidade do FGTS:

De acordo com o Decreto 5.113/2004, para habilitação ao saque do FGTS, é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência seja devidamente reconhecido por Portaria do Governo Federal.

 

Os municípios com mais de 50.000 habitantes ainda precisam apresentar à CAIXA a declaração das áreas afetadas pelo desastre. O banco está auxiliando as autoridades locais no sentido de agilizar a solicitação de habilitação para liberação dos valores aos trabalhadores.

Após a liberação, a população poderá realizar o saque do FGTS de forma digital, no celular, de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de qualquer outra instituição financeira, para receber os valores, sem nenhum custo.

 

É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220.

 

Contratos habitacionais:

Para os municípios com decreto de calamidade, a CAIXA possibilita a pausa de até 6 meses nas prestações a vencer nos contratos de financiamento habitacional, a pedido dos clientes. Também há a possibilidade de incorporação das parcelas vencidas, se houver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *