São Gonçalo: Ecoponto do Barro Vermelho chega a 380 toneladas de materiais recicláveis entregues pela população
Município de São Gonçalo possui atualmente três pontos de coleta
O Ecoponto do Barro Vermelho, o primeiro inaugurado no município de São Gonçalo, em junho de 2023, atingiu a marca de 380 toneladas de materiais recicláveis no fim do mês de outubro. Apenas neste último mês, foram recebidas quase seis toneladas de materiais.
O município de São Gonçalo possui atualmente três Ecopontos: no Barro Vermelho, em Santa Luzia e na Praça Estephânia de Carvalho, no bairro Zé Garoto. O projeto é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo” e é desenvolvido pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, com o apoio da Eccos Sustentável. Juntando os três Ecopontos, o número total de materiais recicláveis chega a 533 toneladas.
É nos Ecopontos que os gonçalenses podem trocar materiais recicláveis por dinheiro digital. No Ecoponto, são aceitos plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas) e óleo de cozinha vegetal usado.
O Ecoponto surgiu a partir da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), que prevê a implantação da coleta seletiva de lixo no município.
Apenas no mês de outubro, foram entregues quase três toneladas de materiais no Ecoponto do Zé Garoto, atingindo o total de mais de 15 toneladas de materiais desde sua inauguração, em meados de maio deste ano. Já no Ecoponto de Santa Luzia, foram mais de 10 toneladas de materiais neste último mês e mais de 139 toneladas desde sua inauguração, em fevereiro de 2024.
“Os Ecopontos reciclam toneladas de materiais todos os mês. Esses itens chegam até os Ecopontos de diversas maneiras: através de catadores, de pessoas que passam pelos Ecopontos e acabam conhecendo a iniciativa ou de pessoas que acreditam na importância da reciclagem. O que importa é que esses materiais estão sendo reciclados e não são despejados pelas ruas ou na natureza. Muitos alagamentos acontecem por entupimento de bueiros por causa do descarte indevido desses materiais, então os Ecopontos acabam também resolvendo mais essa situação, transformando a nossa cidade. São Gonçalo tem como foco o cuidado com a população, mas também com a natureza”, disse o secretário de Conservação, Edson Leal.
Serviço:
Os três Ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
. Barro Vermelho – Rua Lúcio Tomé Feteira
. Santa Luzia – Rua Visconde Seabra
. Zé Garoto – Praça Estephânia de Carvalho

