Campos: Novo pronto-socorro do HFM inicia atendimentos e recebe os primeiros pacientes
Após a inauguração na última segunda-feira (3), o novo espaço começou a funcionar marcando uma nova fase na assistência em urgência e emergência em Campos e em toda a região
Após a inauguração realizada na última segunda-feira (3), o novo pronto-socorro do Hospital Ferreira Machado (HFM) começou oficialmente a receber pacientes, marcando uma nova fase na história da saúde pública de Campos. A unidade, que passou por uma grande obra e modernização, já está em pleno funcionamento e tem recebido elogios de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
A primeira paciente atendida no novo espaço foi dona Antônia dos Santos, de 95 anos, vítima de uma queda que resultou em fratura no fêmur. Ela chegou ao hospital com a ajuda da amiga Mônica Leitão e foi atendida no consultório 4, destinado à ortopedia.
“Ela caiu na rua e eu a socorri para cá. O hospital está lindo, tudo muito limpo. Que Deus abençoe essa nova fase, que traga coisas boas para todos, tanto para os pacientes que chegam precisando de ajuda quanto para os profissionais que enfrentam essa rotina difícil todos os dias. E que o prefeito Wladimir (Garotinho) continue trabalhando para que a população seja sempre bem atendida aqui”, afirmou.
Além do atendimento ortopédico, outras áreas do novo pronto-socorro também começaram a funcionar, como as salas de hipotermia, de gesso, otorrino e oftalmo. O médico ortopedista Marlon Azevedo destacou a melhoria da estrutura e o impacto positivo no trabalho das equipes. “Tá muito bacana. A estrutura ficou uma beleza e vai ajudar bastante no dia a dia. A nova integração com a sala de gesso deixou tudo mais funcional. Não só o consultório, mas todo o pronto-socorro ficou ótimo”, avaliou o médico.
Quem também aprovou o novo espaço foi Monique dos Santos, mãe de Davi, que se machucou após cair de bicicleta e foi rapidamente atendido no setor de ortopedia. “Achei tudo muito bonito e organizado. O atendimento foi rápido, passamos primeiro pela pediatria e logo viemos para a ortopedia. Fomos bem atendidos”, contou.
A equipe de assistência social também celebrou o início dos atendimentos. Valéria Henriques, assistente social há cinco anos no hospital, destacou o entusiasmo com o novo momento. “Estamos muito felizes com a nova estrutura. É um espaço moderno, próximo de outros ambulatórios, o que facilita nosso trabalho. Começamos agora e, em pouco mais de uma hora, já tivemos quatro atendimentos. Tudo está correndo muito bem e dentro do esperado”, disse.
Já Valéria Rodigues, assistente social há 34 anos no pronto-socorro, lembrou da importância do setor no acolhimento dos pacientes. “Atendemos as demandas do pronto-socorro, acompanhando pacientes e familiares. À noite e nos fins de semana, estendemos o atendimento a todo o hospital. Agora, com essa estrutura, teremos mais conforto e condições de oferecer um acolhimento ainda melhor”, ressaltou.

