Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo promove formação continuada para os professores da EJA em parceria com a Editora Moderna
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na noite desta quarta-feira (05/11), uma formação continuada para os professores da rede municipal de ensino que lecionam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa contou com a parceria da Editora Moderna, através da assessora pedagógica e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Nicole Stallivieri, que levou para os docentes o tema: “Dificuldade de Aprendizagem na EJA: Como Lidar”, no auditório do galpão da Semed, em São Bernardo.
Impacto na vida de adolescentes
“Agradeço pela iniciativa da Editora Moderna em trazer essa formação, compartilhando esse rico conhecimento ligado à EJA. E aos nossos professores que provocam esse impacto na vida de adolescentes e jovens que perderam o caminho das salas de aulas por algum motivo e dos adultos que resgatam neles a vontade de continuar aprendendo e adquirindo conhecimento. Isso é coisa que ninguém tira de nós, professores. E me sinto muito honrada quando vejo, como vi esses dias, uma idosa de 76 anos, de volta à sala de aula. Isso é muito gratificante. Na Educação não dá pra ter discurso pronto, é vida da vida, é movimentar e enriquecer outras vidas”, destacou a secretária de Educação, Sheila Boechat, ao lado da secretária Especial de Ensino, Fernanda Romero, da diretora do Programa EJA da Semed, Michele Castro e da chefe de Divisão da EJA, Ana Lucia de Castro.
Currículo flexível
O objetivo da formação pretendeu subsidiar os educadores a identificar e a enfrentar dificuldades de aprendizagem, utilizando o currículo flexível como ferramenta para adaptar estratégias às diferentes realidades dos estudantes da EJA. Foram distribuídos materiais didáticos com diversos temas ligados ao aprendizado dos jovens e adultos e seus desafios junto aos estudantes. Os professores interagiram com a palestrante com a abordagem de dúvidas e experiências vividas em salas de aulas e na relação juntos aos estudantes suas conquistas e dificuldades.
Inteligência artificial
“Muito feliz em estar em Belford Roxo com os professores da EJA e o acolhimento recebido. É muito importante falarmos sobre a EJA e pra quem trabalha com a EJA todos os dias. É uma troca, sempre aprendemos um com o outro. Hoje, temos a Inteligência Artificial pra tudo, mas a essência da educação nunca será substituída pela IA. O que o professor faz numa sala de aula, vai muito além de uma ferramenta tecnológica. Impactamos diretamente na emoção e na perspectiva do nosso aluno no dia a dia. Os alunos da EJA trazem consigo uma história marcada por exclusões”, disse a palestrante Nicole Stallivieri, doutorada em Linguística, Mestre em Letras e Especialista em Língua Portuguesa e Graduada em Letras, fazendo uma citação da frase do professor e escritor Paulo Freire, considerado o Patrono da EJA no Brasil. O consultor comercial da Editora Moderna, Antônio Carlos Zarrete também prestigiou a apresentação.
Representatividade
Dados importantes sobre a EJA no Brasil foram apresentados, como, o Ensino de Jovens e Adultos é composto predominantemente por alunos com menos de 40 anos, com uma representatividade de 63,9% das matrículas. “Cada vez mais, jovens estão na EJA por abandono escolar, reprovações e dificuldades de aprendizagem, entre outros motivos”, ressaltou Nicole Stallivieri.
A formação continuada além da palestra contou com momentos de interatividade com um varal feito pelos professores pendurando em papéis coloridos experiências marcantes vividas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, os docentes ainda desfrutaram de um delicioso jantar oferecido pela Semed.
“Muito importante formações como essa que nos enriquece em aprendizado e experiências pedagógicas”, disse a professora Graciela Costa, que leciona na EJA da Escola Municipal Maria da Conceição Carneiro.

