Secretaria de Saúde promove o ‘Dia D’ de Combate à Dengue e a 2ª Fase da Campanha de Vacinação Antirrábica no sábado (08/11)
A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove no próximo sábado (08/11), das 9h às 13h, o “Dia D de Combate à Dengue” e a 2ª Fase do “Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica” para cães e gatos. A Coordenadoria de Vetores e Zoonoses disponibilizará oito pontos de ação e vacinação em diferentes bairros, facilitando o acesso da população.
O ponto central da grande ação e imunização para pessoas e animais acontecerá na Escola Municipal José Mariano dos Passos, na Avenida Parque da Várzea do Carmo, s/n, no bairro Vilar Novo. No local, haverá atrações alusivas ao “Dia D” com exposição de fantoches, laboratório de entomologia (insetos), exposição de carros fumacês e cadeira do certo e errado.
Dia D de combate à dengue
A campanha mobiliza a população e os profissionais de saúde para eliminar criadouros e reforçar a responsabilidade coletiva. O “Dia D de Combate à Dengue” contará com ações de conscientização para eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Segunda fase campanha nacional
A Coordenadoria Municipal de Vetores e Zoonoses realizará também nos mesmos oito postos da ação da Dengue, a 2ª Fase “Dia D da Vacinação Antirrábica” para cães e gatos. A iniciativa gratuita pretende imunizar milhares de animais de estimação contra a raiva, doença fatal que pode ser evitada com uma simples dose de vacina.
“Realizamos regularmente a vacinação antirrábica em vários bairros. Importante às pessoas estarem atentas para imunizar gratuitamente seus pets com a vacina antirrábica. A participação e adesão da população é muito importante”, destaca o coordenador municipal de Zoonoses, Marcelo Guimarães.
Doença infecciosa
A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus, não tem cura e, se não houver prevenção e controle, pode levar à morte. É uma zoonose (doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano) e o vírus pode estar presente na saliva de um animal infectado, podendo ser transmitido através de mordida, arranhão ou lambedura. Cães e gatos domésticos, morcegos e outros mamíferos silvestres podem transmitir a doença.
Pontos de ação da dengue e vacinação antirrábica – Belford Roxo (08/11) – 9h às 13h
– Escola Municipal José Mariano dos Passos (Ponto Central) – Avenida Parque da Várzea do Carmo, s/n – Vilar Novo
– E. M. Amélia Ricci Baroni – Rua Manoel Corrêa, 26 – Andrade Araújo
– Ciep 074 Casemiro Meirelles – Rua Laudelino Costa – Centro
– E. M. Álvaro Lisboa – Avenida Alzenir Antônio Brandão, 47 – Heliópolis
– E. M. Francisco de Assis – Avenida Duarte dos Santos Fonte, 780 – São Francisco de Assis
– Ciep 024 Ministro Gustavo Capanema – Rua Itaipu, s/n – Nova Aurora
– E. M. Maria Filomena Lopes Filha – Rua Sociedade, s/n – Itaipu
– E. M. Antônio Gomes de Carvalho (Mineirão) – Rua Capim Melado, s/n – Maringá

