Operação ‘Detro te Ouve’ fiscaliza e multa empresa de ônibus Tinguá
Linhas intermunicipais operadas pela Transportadora Tinguá foram alvo de fiscalização do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), na manhã desta quarta-feira (05/11), durante a operação “Detro te Ouve”. A ação ocorreu no Terminal Américo Fontenelle, principal ponto de parada intermunicipal no Centro do Rio. Os agentes inspecionaram 12 coletivos das linhas que fazem a ligação entre a Baixada Fluminense e a capital, resultando em cinco autuações aplicadas e dois coletivos encaminhados à garagem para correção de irregularidades.
A ação teve como foco verificar as condições de operação da empresa, que vem sendo alvo de reclamações de passageiros na Ouvidoria e redes sociais do departamento. Equipes de fiscalização flagraram problemas na acessibilidade dos veículos, no mau estado de conservação e no não cumprimento do quadro de horários. De acordo com um levantamento interno, a Transportadora Tinguá já havia recebido 25 autuações em um intervalo de doze meses, principalmente por atrasos e descumprimento de horários.
O presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, esteve no terminal rodoviário para acompanhar de perto o trabalho de fiscalização. Ele explica que a colaboração dos passageiros é fundamental para aumentar a presença do departamento no estado.
– A operação ‘Detro te Ouve’ foi criada justamente para transformar as reclamações dos passageiros em ações concretas de fiscalização. Contamos com a colaboração da população para podermos levar a fiscalização aos 92 municípios, O usuário pode registrar e nos enviar qualquer reclamação ou irregularidade que presencie em seu ônibus ou van intermunicipal. Já a partir de amanhã a Tinguá precisará apresentar melhorias. O que não pode é o passageiro continuar sendo penalizado por atrasos no serviço prestado pela empresa – afirmou Salgado.
A operação “Detro te Ouve” foi criada para aproximar o departamento da população e transformar reclamações em ações práticas de fiscalização e melhoria do transporte intermunicipal. A primeira edição ocorreu em outubro, em Nilópolis, quando equipes do Detro-RJ fiscalizaram linhas da empresa Nilopolitana Transportes, somando 24 autuações aplicadas e oito veículos recolhidos à garagem.
Os passageiros podem colaborar com o trabalho do Detro-RJ registrando suas reclamações e sugestões na Ouvidoria do departamento, pelo site https://www.rj.gov.br/ouverj/ ou pelo telefone (21) 3883-4100.

