5 de novembro de 2025
MacaéMunicípiosNorte FluminenseNotícias

Defesa Civil de Macaé recebe visita de representantes de Cabo Frio e Laranjal do Jari

 

A Secretaria Executiva de Defesa Civil de Macaé recebeu nesta terça-feira (4), a visita dos representantes da Defesa Civil de Cabo Frio e da cidade de Laranjal do Jari, que fica no Amapá. O objetivo do encontro foi conhecer de perto os projetos realizados no município.

 

O secretário Executivo de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, conta que o Coordenador de Defesa Civil de Cabo Frio, Marcus Dothavio e o especialista em Defesa Civil de Laranjal do Jari, Amapá, Cléber Motta, conheceu de perto o projeto Defesa Civil nas Escolas, Macaé Resiliente

  

“Esse projeto é de educação que protege vidas, que é a demanda que a gente faz na escola envolvendo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). A gente leva a tecnologia, metrologia e proteção civil para as escolas, toda quarta-feira. São 33 escolas que estão sendo contempladas por esse projeto, e é o modelo que a gente apresentou na semana acadêmica do curso técnico de Defesa Civil, pelo Instituto Federal Catarinense, o IFC Camboriú. Fizemos uma live, nacional para todo o Brasil falando desse projeto que já tem andado em diversas cidades e recebido orientação de como a gente tem executado esse projeto aqui em Macaé”, explicou.

 

Joseferson explicou ainda que o projeto envolve também a colocação de uma estação meteorológica nas escolas usando os para acompanhar os eventos meteorológicos,os extremos das mudanças climáticas, como orienta a Organização das Nações Unidas (ONU), de construir cidades mais sustentáveis adaptadas a essas questões de mudanças do clima.

 

“Eles pretendem implementar lá no Amapá em algumas cidades também. É um projeto de Defesa Civil nas Escolas e eles estão procurando boas práticas em todo o Brasil e, Macaé foi uma das cidades escolhidas para que eles pudessem visitar. Cabo Frio também pretende implantar esse projeto no município”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *