4 de novembro de 2025
Barra MansaMédio ParaíbaMunicípiosNotícias

Prefeitura realiza a abertura dos Jogos Escolares de Barra Mansa 2025

Celebrando o início de uma das competições mais tradicionais do calendário esportivo e escolar da cidade, a Prefeitura realizou na tarde desta segunda-feira (03), a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Barra Mansa – Jebam 2025. O evento, no Ginásio do Clube Municipal, foi organizado pelas Secretarias Municipais de Juventude, Esporte e Lazer e de Educação, contando com a presença de autoridades, professores, alunos e familiares. Ao todo, 21 unidades de ensino (19 municipais e estaduais, e duas particulares) participarão das disputas. As modalidades são as seguintes: futsal, basquete 3×3, voleibol, handebol, vôlei de praia, atletismo e paradesporto.

Durante o evento, o prefeito Luiz Furlani destacou sua ligação pessoal com o esporte e emocionou o público ao relembrar os tempos em que foi atleta de futsal pelo município. “Estar neste ginásio, onde vivi tantas conquistas, é reviver um dos períodos mais felizes da minha vida. O esporte me ensinou disciplina, trabalho em equipe e superação. Esses valores foram fundamentais para minha trajetória pessoal e profissional. Hoje, como prefeito, é uma grande alegria ver nossos jovens vivendo uma experiência como esta que o esporte pode proporcionar”, destacou Furlani.

O prefeito também participou da Corrida do Fogo Simbólico, ao lado da campeã de natação dos jogos estudantis do Rio de Janeiro com quatro medalhas, Liz Givisiez; e do campeão pan-americano júnior de ciclismo, Guilherme Katraquinha. Ele encerrou o percurso com o acendimento da pira simbólica dos Jogos, momento que marcou oficialmente a abertura do Jebam 2025.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Mário Jorge Ferreira, ressaltou o trabalho desenvolvido ao longo do ano para consolidar o município como referência esportiva na região. “Realizamos dezenas de eventos esportivos em 2025, com participação expressiva da comunidade. O Jebam é um símbolo do nosso compromisso com o esporte de base e com a formação cidadã dos jovens atletas. Tratamos da integração com a área educacional e parcerias firmadas. Há, portanto, muitas novidades por vir. Com esta competição, estamos dando um passo significativo para valorizar o esporte nas escolas. Possuímos, inclusive, um projeto de escola voltada para o esporte”, destacou o secretário.

A secretária de Educação, Linamar Carvalho, destacou a importância da parceria entre educação e esporte. “São 21 escolas participantes. O esporte é um grande aliado na construção de valores como respeito e cooperação. Desejo a todos ótimos jogos”, destacou Linamar.

A cerimônia de abertura do Jebam 2025 contou com a participação da Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas e do de uma apresentação de alunas da Ginástica Rítmica de Barra Mansa (GRDM), dando início à festa que celebra a união, o respeito e a superação através do esporte. Também estiveram presentes a vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves; o subsecretário Lucas Alves; a ciclista e diretora do Colégio Verbo Divino, Flávia Real; a coordenadora do curso de Educação Física da Nova UBM, Gláucia Henriques; representando o Cemae, Neusa Maria Santos, Isabel Meloto e Sônia Coutinho; e os vereadores Deco, Bruno Oliveira, Gustavo Gomes, Elias da Corbama, Paulo Chuchu, Klévis Farmacêutico; Eduardo Pimentel, Jefferson Mamede; Everton Pésão e Pastor Valter.

O cronograma completo dos jogos pode ser conferido no perfil da Prefeitura no Instagram – @barramansarj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *