30 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hsRio-Cidade

Lagoa Rodrigo de Freitas ganha nova sinalização ecológica

Placas com QR Code revelam história de recuperação ambiental dos mangues, protagonizada pelo biólogo Mário Moscatelli em parceria com a Águas do Rio

Outubro tem um significado simbólico para a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul carioca. Nesse mesmo mês, há 36 anos, o biólogo Mário Moscatelli iniciou o processo de recuperação ambiental da área, plantando mudas de mangue-vermelho. A parceria com a Águas do Rio, firmada em 2022, deu fôlego ao projeto Manguezal da Lagoa e transformou um cenário de degradação em exemplo de renascimento ecológico. Agora, quem caminha pelo local pode conhecer mais sobre essa história ao acessar os QR Codes expostos numa nova sinalização ecológica, instalada pelas equipes do especialista, nesta quinta-feira (30).

Além das informações sobre as etapas do processo de recuperação do mangue da Lagoa, o material apresenta dados sobre a biodiversidade da região, com imagens e nomes das espécies de vegetação e aves nativas, muitas delas de volta ao habitat com a melhora da qualidade da água, como frangos-d’água, capivaras e colhereiros. A iniciativa lança luz sobre um novo capítulo da história desse icônico ponto turístico, que por décadas sofreu com o despejo irregular de esgoto, a mortandade de peixes e o mau cheiro que afastava moradores e turistas.

“As placas são fundamentais para celebrar o incremento da biodiversidade da Lagoa. Sem informação de fácil acesso que explique o processo em andamento, perde-se a oportunidade de conquistar mais defensores da causa ambiental, essenciais para a continuidade da recuperação”, destaca Moscatelli.

Como forma de contribuir com o equilíbrio ecológico por meio do saneamento básico, a concessionária do grupo Aegea modernizou 13 elevatórias que diariamente desviam 5,1 milhões de litros de esgoto para tratamento, impedindo que alcancem a área lagunar. A empresa também reforçou as ações de fiscalização contra despejos irregulares em rios e canais que deságuam na Lagoa, garantindo a melhoria contínua da qualidade da água e da biodiversidade local.

“Mais do que uma parceria, o projeto simboliza a união entre saneamento e preservação ambiental. É a prova de que investimento em infraestrutura aliado ao compromisso ecológico é capaz de recuperar ecossistemas historicamente degradados”, afirma José Maria Coelho Vaz, coordenador de Operações da Águas do Rio.

A revitalização da Lagoa é resultado do trabalho conjunto entre o biólogo, a Águas do Rio e a Subprefeitura da Zona Sul. A parceria já possibilitou o incremento das áreas de naturalização e a criação de duas ilhas artificiais destinadas a atrair aves que se reproduzem em ambientes flutuantes. O projeto Manguezal da Lagoa também atua em ações de reflorestamento de espécies nativas, controle de pragas, limpeza do entorno e atividades de educação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *