Guarda Ambiental de Macaé divulga contato para pedidos de resgate de animais silvestres
Uma das rotinas de trabalho da Guarda Ambiental de Macaé é o resgate de animais silvestres encontrados fora dos seus habitats. O serviço é bastante acionado pela população. Só no ano passado, foram resgatados 1.030 animais de diferentes espécies. A divulgação periódica do contato é importante para que mais pessoas possam colaborar enviando informações sobre os locais de risco onde se encontram. O telefone para recolhimento de animais silvestres é: (22) 99101-7323.
Segundo a subcomandante da Guarda Ambiental, Raquel Giri, os animais silvestres estão aparecendo cada vez mais nas áreas urbanas, principalmente devido à destruição de seu habitat natural, causada pelo avanço das cidades, desmatamento e queimadas, desequilíbrio ecológico e mudanças climáticas. “As aves silvestres são verdadeiras guardiãs da natureza: polinizam, dispersam sementes, controlam pragas e indicam a saúde dos ecossistemas. Sem elas, o equilíbrio ecológico estaria em risco”, observa Giri.
Foram resgatados em setembro, um bem-te-vi debilitado, em Imboassica, uma Coruja Buraqueira, no Sol Y Mar, e uma Coruja-da-Igreja, no Cajueiros. Após o resgate, antes de serem devolvidos ao habitat natural, os agentes ambientais providenciam o tratamento veterinário. Os que não estão em condições de devolução à natureza, são encaminhados à Secretaria de Proteção Animal e, posteriormente, ao CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres – IBAMA.
