26 de outubro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

130 mil alunos da rede estadual se preparam para participar de prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Avaliação nacional verifica qualidade do ensino no país. Seeduc vai premiar com R$ 10 mil escolas que alcançarem 80% de participação

Nesta semana, começa a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. A avaliação nacional verifica a qualidade do ensino no Brasil e vem mobilizando as escolas da rede Seeduc-RJ, onde 130 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio se preparam para participar. A prova será aplicada entre os dias 29 deste mês e 13 de novembro.

– Fui aluno da rede estadual e tenho muito amor e gratidão por tudo o que vivi e aprendi. Reconheço a importância das avaliações para compreendermos melhor a realidade das escolas e avançarmos, cada vez mais, no aprimoramento contínuo do ensino no nosso estado – disse o governador Cláudio Castro.

A fim de incentivar a participação da comunidade escolar, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) vai premiar com R$ 10 mil as escolas que alcançarem 80% de participação dos alunos na avaliação. De acordo com as regras de premiação, os estudantes deverão permanecer por 50 minutos, no mínimo, na sala de aplicação da prova. O prêmio será pago no primeiro trimestre de 2026, e as unidades contempladas terão que utilizar os recursos, exclusivamente, para aquisição de computadores e impressoras.

Diversas unidades escolares também estão realizando ações para engajar os alunos e conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância de participar da avaliação, explicando para que serve e como o exame pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública.

Apesar de a presença do aluno não ser obrigatória, a escola que não atingir ao menos 80% de participação não terá seu resultado divulgado, já que a avaliação é feita por amostragem. Por isso, é importante a mobilização. Na rede estadual, 96.920 estudantes da 3ª série do Ensino Médio e outros 32.322 do 9º ano do Ensino Fundamental estão habilitados a fazer a prova.

Sobre o Saeb

O Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) é uma ferramenta nacional que permite diagnosticar a qualidade da educação oferecida no país. A avaliação é realizada, a cada dois anos, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em todas as escolas da rede pública e em parte da rede privada, abrangendo estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio.

— A avaliação serve para identificar dificuldades na aprendizagem, reconhecer o que está dando certo e planejar estratégias que tornem o ensino mais eficiente. Por isso, contamos muito com a participação de toda a comunidade, sobretudo das famílias, para garantir que os alunos estejam presentes e motivados no dia da prova – enfatizou a secretária de Estado de Educação,  Roberta Barreto.

Por meio de testes de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários, a prova avalia o nível de aprendizagem dos estudantes, identificando fatores que influenciam o desempenho e gerando dados que ajudam os governos a planejarem políticas públicas mais eficazes para a melhoria da educação pública. Os resultados também servem como base para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um dos principais indicadores da qualidade do ensino no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *