23 de outubro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Dia D da Operação Virtude: idosos são resgatados de situação de maus-tratos e abandono


Polícia Civil interditou asilos e Polícia Militar, por meio da Patrulha 60+, fez ações preventivas em Copacabana e Niterói

O Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública, realizou, nesta quarta-feira (22/10), o Dia D da Operação Virtude, ação do Ministério da Justiça voltada ao enfrentamento da violência contra pessoas da terceira idade. Durante as atividades, três idosos foram encontrados amarrados em condições insalubres e outros 18 resgatados na Zona Norte do Rio.
–  Garantir os direitos da pessoa idosa é uma prioridade do nosso governo. A Operação Virtude reforça o compromisso do Estado em combater qualquer forma de violência e promover uma cultura de respeito e cuidado. Nossos idosos merecem viver com dignidade e segurança – ressaltou o governador Cláudio Castro.
Ao longo do mês de outubro, as forças de segurança vêm promovendo palestras e encontros para debater a importância de políticas voltadas à longevidade, ao cuidado e à proteção dessa parcela da população. Neste Dia D, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti), realizou fiscalizações em diferentes asilos da capital e em municípios do interior para verificar as condições de atendimento e garantir o cumprimento dos direitos previstos em lei.
No bairro do Catumbi, três idosos foram encontrados amarrados em um local insalubre. O asilo havia sido interditado em 2024, mas funcionava de forma irregular. Outros 18 idosos foram resgatados, e o espaço foi novamente fechado. Em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, os agentes verificaram uma denúncia de que um casal sofria maus-tratos e estava em cárcere privado, praticado pelo próprio filho. O homem foi preso, pois havia um mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado, cometido em 2017.
Já em São Gonçalo, na Região Metropolitana, e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a polícia interditou parcialmente um asilo e aplicou multa de R$ 200 mil a outro, por irregularidades administrativas. Em um dos estabelecimentos os agentes encontraram remédios fora do prazo de validade. A proprietária do asilo, que atende 20 idosos, foi chamada para prestar esclarecimentos.
Na Ilha do Governador, policiais prenderam em flagrante o filho da proprietária de uma casa de longa permanência para idosos, por violência psicológica e humilhação contra sua própria mãe, uma senhora de 80 anos. Os agentes da 37ª DP  foram acionados para verificar denúncias de supostas irregularidades administrativas e de maus-tratos contra idosos. No local, nada de ilícito foi encontrado, porém foi constatado flagrante de violência psicológica e moral contra a proprietária do estabelecimento. Segundo os funcionários da casa e relatos da própria idosa, o filho atuava na administração do local e vinha agindo de forma agressiva e desrespeitosa contra a mãe, além de se apropriar indevidamente de valores pertencentes à instituição, comprometendo o funcionamento do local e o bem-estar dos idosos.
A Polícia Militar, por meio do programa Patrulha 60+ — o único do Brasil voltado exclusivamente para o atendimento a pessoas idosas — realizou ações educativas nas praias de Copacabana e de Icaraí, em Niterói, com foco na conscientização e orientação. Somente no mês de outubro, as equipes realizaram 212 atendimentos. Lançado há um ano, o Patrulha 60+ atua no cadastro de idosos que possuem medidas protetivas e realiza visitas de acompanhamento periódicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *