20 de outubro de 2025
BrasilNotíciasNotícias 24hs

Vacina É Vida: Fiocruz Pra Você 2025 Combate a Desinformação Em Saúde

Mais uma vez, neste sábado (18/10), com o Dia D de mobilização nacional pela vacinação, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), a Fiocruz se tornou um dos principais postos de vacinação do Brasil com o tradicional Fiocruz pra Você. No campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro, crianças foram vacinadas contra a paralisia infantil e enfermidades como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Covid-19, entre outras. No total, foram aplicadas 1.858 doses de vacinas. O evento, que também vacinou adultos, ofereceu uma extensa programação de atividades culturais, de divulgação científica e de promoção da saúde e foi realizado em todas as regiões do país, nas unidades da Fundação. Esta edição, uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, teve como mote Vacina é vida, uma ação em favor da vacinação e de combate à desinformação e ao negacionismo em saúde. O evento integra as comemorações dos 125 anos da Fundação e está inserido no contexto de celebração dos 35 anos do SUS.

A abertura do Dia D no Rio de Janeiro (RJ) foi realizada na Biblioteca do campus de Manguinhos da Fiocruz na presença do presidente da Fiocruz, Mario Moreira; da secretária de Promoção, Atenção Primária, Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde (MS), Ana Luiza Caldas; do secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ), Daniel Soranz; e do subsecretário de Promoção, Atenção Primária, Vigilância e Saúde da SMS-RJ, Renato Cony.

“É um dia muito importante para a Fiocruz porque, além da vacinação, a gente traz a criançada para cá para fazer a popularização da ciência”, afirmou Moreira. “Fiquei especialmente feliz porque a primeira vacina aplicada na criança é uma vacina produzida aqui na Fiocruz, a vacina de febre amarela. Todos tem que estar juntos: pais, avós, médicos, comunidade científica. É dia da gente celebrar a vacina porque vacina é vida!”, destacou o presidente.

“O Fiocruz pra Você marca o início da campanha de vacinação no Rio, sendo um símbolo histórico nas nossas campanhas de imunização”, destacou o secretário Soranz. “Hoje a gente tem a expectativa de vacinar 250 mil crianças na cidade do Rio de Janeiro”.

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, vacina uma criança. À direita, o Zé Gotinha e o presidente da Fiocruz, Mario Moreira 

A secretária Ana Luiza celebrou o Dia do Médico no Brasil (18/10) e homenageou todos os profissionais de saúde. “A gente não pode descansar, tem que se mobilizar e trazer nossas crianças e nossos adolescentes e recuperar as taxas vacinais de todo o país”, comentou. “Hoje, aqui, na Fiocruz abrimos a campanha de multivacinação, propagando informação, evidência e ciência”.

“Em todas as nossas unidades, além das 19 vacinas para completar o cartão de vacinação de todo mundo, também temos as ações de Outubro Rosa do Ministério da Saúde”, ressaltou Renato Cony. “A força da Fiocruz, a capilaridade de Secretaria Municipal de Saúde e a liderança do Ministério da Saúde são fundamentais para a gente conseguir levar mais saúde para toda população carioca”.

A gerente técnica de Unidade de Atenção Primária da SMS-RJ, Janaína Balmant, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e a secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Ferreira Rodrigues Caldas, no Fiocruz pra Você 

Os primeiros adultos vacinados do dia no Fiocruz pra Você foram a coordenadora geral de Saúde da Área de Planejamento 3.1 da SMS-RJ, Janaína Balmant; e o médico infectologista e chefe de Gabinete da Fiocruz, Rivaldo Venâncio. Ambos foram imunizados contra a Covid-19.

Imunizado durante o evento para influenza e HPV, o menino Francisco, de 10 anos, chamou atenção para importância de se vacinar. “Tem que ter coragem de tomar a vacina, porque é importante se proteger e a nossa família”, explicou.

O menino Francisco, que defendeu a importância da vacinação 

O número de trabalhadores da Fiocruz que se apresentou como voluntário foi expressivo. No total, 2.075 pessoas atuaram voluntariamente no evento, somando todas as cidades em que foi realizado.

A chefe do Centro de Saúde Escola da Fiocruz, Íris Lordello, disse que a atividade reforça o compromisso com a saúde pública e a promoção da vida. “E também tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção das doenças imunopreveníveis. Estamos em um momento em que enfrentamos desafios crescentes na cobertura vacinal. Eventos como o Fiocruz pra Você são fundamentais para reverter este cenário e garantir a proteção coletiva. Por isso estamos aqui desde cedo: para trabalhar em favor da saúde pública”.

Abertura do evento

“É dia de vacinar, é dia de saúde”, afirmou o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, na abertura das atividades culturais do Fiocruz pra Você. “A vacina, que foi muito maltratada há alguns anos e ainda está em xeque em alguns países, é sem dúvida nenhuma o instrumento mais eficaz para garantir a saúde da população. O Brasil tem tradição nisso. O Programa Nacional de Imunizações do Brasil sempre foi referência mundial. Temos o dever de recuperar as nossas taxas de vacinação”.

O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, discursa na abertura do evento, ao lado da ex-ministra da Saúde Nísia Trindade Lima e de dirigentes da Fundação 

Ex-presidente da Fiocruz e ex-ministra da Saúde, a pesquisadora Nísia Trindade Lima marcou presença no evento. “O Brasil, em 2024, conseguiu o certificado de país livre do sarampo. Isso foi uma importante conquista; mas não podemos baixar a guarda. Esse trabalho é constante. A Fiocruz se soma a esse movimento de todo o Brasil, coordenado pelo Ministério da Saúde, dando sua contribuição com as vacinas e a vacinação”, apontou Nísia. “A mensagem de hoje é: vamos deixar nossas crianças e nossos adolescentes com a vacinação em dia”.

Também estiveram no coreto durante abertura do evento os vice-presidentes da Fiocruz: de Produção e Inovação em Saúde, Priscila Ferraz; de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Marly Cruz; de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel; e de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Alda Maria da Cruz.

“Queria ressaltar a importância de todas as atividades que desenvolvemos aqui na Fiocruz para que a vacina possa chegar até a ponta, à nossa população. Desde as atividades de formação dos profissionais de saúde e de nossos gestores, a produção das vacinas, o controle de qualidade, a pesquisa, a assistência à saúde da mulher, da criança e do adolescente: é a Fiocruz, em todas as suas frentes, dando suporte à população. Viva a nossa Fiocruz e viva o SUS!”, enfatizou Priscila.

“A vacina protege, sim. E nós temos, nas nossas mãos, um grande potencial: trabalhar contra a desinformação”, apontou Marly. “Precisamos tratar disso dentro das nossas casas, com os nossos amigos, para que possamos vencer essas desinformações que trazem tantos danos pra nossa sociedade, impedindo a proteção contra diferentes problemas de saúde que são totalmente controláveis”.

“A Fiocruz no Brasil inteiro também está se mobilizando para fazer valer essa coisa que é dizer que vacina é vida, que o SUS é importante, que a saúde é importante, que dá pra gente bem-viver melhor”, apontou Valcler Rangel. Alda Maria da Cruz também lembrou a importância das campanhas de saúde. “Estamos no Outubro Rosa. Então vamos lembrar que, além da vacina, também temos a prevenção do câncer de mama”, recordou.

Pais e filhos receberam informações sobre saúde e conheceram as ações da Fiocruz (Foto: Peter Ilicciev)

A abertura contou ainda com diretores de unidades da Fiocruz. Representantes de unidades envolvidas na produção e controle de qualidade dos imunizantes, as diretoras do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Mychelle Alves e Rosane Kuber, respectivamente, destacaram a importância da vacinação e do fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis). “A Fiocruz representa ciência, desenvolvimento, produção e acesso”, explicou Rosane. “Confie na vacina, confie na ciência, confie na Fiocruz, confie no SUS!”, complementou Mychelle.

E na campanha contra a desinformação trazida este ano pelo Fiocruz pra Você, o diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Adriano da Silva, destacou: “Nossa instituição trabalha ativamente para combater o negacionismo e a desinformação que afetam o cenário vacinal. Ao ver esta Fundação repleta de pessoas engajadas, percebo que não há desinformação científica que se sobreponha à vontade de um povo em se vacinar e cuidar da saúde”. Também estiveram presentes no coreto o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Marco Menezes; o diretor do Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente (IFF/Fiocruz), Antônio Meirelles; e o presidente do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Paulo Garrido.

Ex-presidente da Fiocruz (1989-1990), ex-diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz e pesquisador emérito da Fiocruz, o médico veterinário Akira Homma também participou da abertura da festa da vacinação. “Se todos vacinarmos, eliminamos as doenças. Já eliminamos no Brasil a poliomielite, o sarampo (que voltou porque a cobertura estava baixa) e a rubéola”, disse Homma. “Não pode cair a cobertura vacinal e está caindo. Parte da população acha que não precisa se vacinar porque não tem mais doenças, mas a verdade é que as doenças continuam aí. Se não vacinar, voltam todas essas doenças preveníveis, que causam problemas para as famílias e para a sociedade em geral”.

A coordenadora do Espaço Casa Vida Rede CCAP e representante da favela de Manguinhos, Elizabeth Campos, fechou a abertura do evento. “Saúde é vacina no braço!”, exaltou. “A alegria maior é poder celebrar a vida, é poder celebrar a saúde. É entender que direito humano é saúde para todos”.

Saúde, Inovação e Prevenção

A edição também incluiu atividades voltadas para a orientação sobre métodos contraceptivos, com o uso da metodologia Camelô Educativo. Nesse formato, foram apresentados diferentes métodos contraceptivos, permitindo ao público conhecer e visualizar as opções disponíveis, ajudando a esclarecer o que pode ou não ser considerado uma alternativa eficaz. Durante a ação, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, além de materiais informativos sobre o tema, tudo com o objetivo de promover o sexo seguro e a prevenção da violência sexual.

Os pequenos também conheceram um pouco mais sobre o que os pesquisadores fazem nos laboratórios 

O perfil inovador da ciência esteve representado pelo Espaço FarLab, cujo objetivo foi mostrar ao público o pioneirismo da instituição na área de impressão 3D de medicamentos através de apresentação de linha do tempo, projetos de pesquisa desenvolvidos, investimentos realizados e ações futuras. O FarLab consiste em um laboratório aberto de prototipagem por impressão 3D e um espaço de trabalho compartilhado, sob responsabilidade do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), para inovação em saúde.

“Este será o primeiro aboratório da Fiocruz totalmente dedicado à cultura da experimentação prática e colaborativa. Nosso objetivo é criar um ambiente criativo que estimule a produção de conhecimento, favoreça avanços científicos e tecnológicos e impulsione o desenvolvimento de soluções inovadoras, sobretudo para a área de medicamentos”, explicou a pesquisadora do Laboratório de Farmacotécnica Experimental (LabFE/Farmanguinhos), Alessandra Viçosa, responsável pelo Espaço.

Dezenas de laboratórios da Fundação tiveram a oportunidade de aproximar o público da ciência, mostrando curiosidades e impactos sociais de suas produções científicas. Um deles foi o de Bacteriologia Aplicada à Saúde Única e Resistência Antimicrobiana (LAbSUR), do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que distribuiu uma cartilha contendo informações sobre o que são bactérias, como elas se tornam resistentes aos antibióticos e como prevenir as infecções.

Diversão e cidadania

Os visitantes puderam conhecer mais sobre o Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico), iniciativa que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional, com o objetivo de conhecer melhor a realidade dessa população. Atendimento e orientações sobre benefícios municipais e do Governo Federal, como BPC, Bolsa Família, tarifa social, ID Jovem e Carteira do Idoso, entre outras ações, também foram ofertados.

Muitos procuraram informações sobre vírus e doenças 

A comerciante Ana Caroline Figueira, que aproveitou o estande do CAD para providenciar a segunda via da carteira de identidade, ressaltou a importância do evento para a população do entorno. “Estou há tempos tentando tirar essa segunda via, mas não conseguia agendar um horário. Hoje, em menos de dez minutos, peguei um encaminhamento para levar ao Detran, sem precisar de agendamento prévio. Assim como eu, muita gente vem ao Fiocruz pra Você para resolver pendências, que, às vezes, são deixadas de lado por conta da rotina”, comentou.

A diversão ficou por conta de atividades como: É o fim da picada!, peça teatral formada por cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya; o Zé Gotinha e personagens infantis circulando pela feira; vários jogos educativos e a apresentação do Ballet de Manguinhos.

“Além de fundamentais para atrair o público, as atividades lúdicas e culturais contribuem para combater a desinformação científica, sobretudo por conta do movimento anticiência, que ganhou força nos últimos anos”, comentou Anderson Lacerda, que trouxe a esposa, a filha, a sogra e o afilhado para vacinar.

No estande do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), foi a vez de crianças e adultos se divertirem com a brincadeira da Roleta da Vacina. Cerca de 180 crianças aprenderam sobre as principais vacinas e saíram com bonecos do Zé Gotinhas e canecas de brinde. Além das diversas atividades infantis, o estande abrigou este ano uma novidade no Fiocruz pra Você: rodas de conversa sobre dignidade menstrual e direitos sexuais e reprodutivos, e a distribuição gratuita de absorventes ecológicos. O projeto Por Mais Dignidade Menstrual em Manguinhos é uma iniciativa integrada da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, de Bio-Manguinhos, por meio de seu projeto socioambiental Somar, e da organização Mulheres de Atitude, as costureiras responsáveis pela confecção dos absorventes. Mais de cem mulheres participaram das rodas de conversa no estande de Bio-Manguinhos e mais de 500 absorventes ecológicos foram distribuídos.

O projeto Por Mais Dignidade Menstrual em Manguinhos é uma iniciativa integrada da Fiocruz e da organização Mulheres de Atitude 

Fiocruz pra Você pelo Brasil

As atividades também ocorreram de Norte a Sul do país, nas cidades que sediam unidades e escritórios regionais da Fiocruz: Manaus, Porto Velho, Brasília, Eusébio (CE), Teresina, Salvador, Belo Horizonte, Ribeirão Preto (SP) e Curitiba.

Fiocruz Ceará

Um dia especial marcado pela aproximação, diálogo e fortalecimento da cidadania e da ciência. Foi com o intuito de estreitar os laços junto às comunidades da região, além de promover saúde e solidariedade, que a Fiocruz Ceará participou do Fiocruz pra Você 2025. Um dos serviços mais procurados foi o da mamografia. Quase cem mulheres puderam fazer o exame no mês dedicado aos cuidados do câncer de mama. A imunização também foi bem procurada, com vacinas do calendário nacional, influenza para os grupos prioritários e Covid-19 (adultos e crianças).

Na Fiocruz Ceará, mulheres fizeram fila para realizar o exame de mamografia 

Além disso, foram oferecidos serviços de atendimentos médicos e odontológicos, verificação de pressão e glicemia, oficinas de práticas integrativas e complementares, atividades físicas orientadas, orientação previdenciária, empreendedorismo e empregabilidade, jogos educativos, Caminhão do Cidadão, campanha de doação de sangue, feira agroecológica, teatro para as crianças e oficina de maquiagem. Ao todo mais de cem voluntários participaram deste dia de festa da Ciência que contou com a parceria da Secretaria da Saúde do Ceará, Prefeitura de Eusébio e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Fiocruz Amazônia

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou mais uma edição de sucesso do Fiocruz pra Você. Este ano, o evento aconteceu das 8h às 12h, com a sede da Fiocruz Amazônia, em Manaus, de portas abertas para a comunidade. A ação, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde (Semsa) de Manaus, conseguiu aplicar um total de 485 doses de pelo menos oito tipos diferentes de vacinas pertencentes ao calendário infanto-juvenil e adulto, contribuindo para a realização da campanha na cidade, que contou com 147 salas de vacinação.

O Zé Gotinha animou a garotada na Fiocruz Amazônia 

“O objetivo este ano foi alcançado com a valiosa parceria da Semsa. Realizamos a festa da vacinação e, também, conseguimos mostrar um pouco da ciência que é produzida na Fiocruz e a importância das pesquisas em saúde para nossas vidas”, afirmou a diretora da unidade, Stefanie Lopes. A estimativa é de que 500 pessoas tenham circulado pela Fiocruz Amazônia neste sábado.

Fiocruz Bahia

O Fiocruz pra Você 2025 foi marcado por uma grande festa que reuniu profissionais de saúde, estudantes, pesquisadores, autoridades, instituições e organizações parceiras com o objetivo de levar vacinação e outros serviços para toda a população. Realizado no Parque da Cidade, das 9h às 16h, o evento contou com exposições, apresentação da pesquisas realizadas pela Fiocruz Bahia, testes rápidos, atividades culturais e muito mais.

A ação contou com a presença dos senadores Otto Alencar (PSD) e Jacques Wagner (PT); do diretor da Fiocruz Bahia, Valdeyer dos Reis, do secretário-adjunto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ilano Barreto; da representante da Secretaria Estadual de Saúde, Roberta Sampaio; da representante da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Laura Cursi; do diretor de Execução das Políticas para a Educação Básica, Fabio Barbosa; da representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Ubiraci Matildes, e do vice-diretor da Faculdade de Farmácia da UFBA, Marcelo Santos Castilho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *